Representantes de seis operadoras de turismo e 50 agências de viagem do Nordeste do Brasil irão visitar o Estado de Santa Catarina na próxima semana para conhecer os atrativos da região Sul e da Serra. Em ação inédita do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Estado e da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), o famtour será promovido de 17 a 22 de agosto, com o objetivo de promover o trade turístico de oito municípios por intermédio de um roteiro integrado.
De acordo com a definição do Ministério do Turismo (MTur), famtour consiste em uma forma de promoção que tem como intuito familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico. Convidar agentes de viagem para visitar o destino, conhecer o local e saber o que está sendo orferecido ao cliente.
Durante a viagem de familiarização, os visitantes de Pernambuco, Alagoas, Natal e Bahia irão passar por Urussanga, Nova Veneza, Tubarão, Praia Grande, Bom Jardim da Serra, Urubici, São Joaquim e Lages, para ter contato com o principal atrativo da estação inverno: O frio. O itinerário irá mesclar experiências de ecoturismo (turismo de natureza) e enogastronomia, com a degustação de pratos típicos e vinhos produzidos localmente.
Destaques do roteiro em Lages
A comitiva do Nordeste chegará a Lages na tarde do dia 21 de agosto, próximo domingo. O grupo fará um tour pela cidade para conhecer aspectos da cultura, o centro histórico de Lages e o Mercado Público de Lages, com acompanhamento por guia turístico, e à noite um receptivo no Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, com jantar e pernoite no município de berço do Turismo Rural brasileiro. Na segunda-feira (22 de agosto) chegará o segundo grupo, e será repetido o roteiro dentro de Lages e no Hotel Fazenda. O evento conta com receptivo e apoio do Boqueirão.
O secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Joinha Mondadori destaca que, “após o evento da Braztoa, seguimos recebendo operadoras e agências, com a promoção de novos negócios e fortalecimento de Lages como destino turístico. Neste momento, e com as novas possibilidades com a região Nordeste do país, é perceptível o crescimento do turismo em Lages, facilmente constatado na taxa de ocupação hoteleira dos nossos equipamentos turísticos”.
Por Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Estado e da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur)/Divulgação