Uma noite de homenagem aos dançarinos e dançarinas de Lages. Com casa cheia, muita dança e alegria no palco do Teatro Marajoara. Em cada apresentação a empolgação e entusiasmo nos aplausos para cada grupo. Familiares a amigos atentos aos passos das coreografias. Assim foi a mostra de danças “Vamos Dançar de Novo?”, realizada nesta quinta-feira (22 de setembro). Uma iniciativa das instrutoras de ballet da Escola de Artes e Programa Lages Melhor, Areta Campos e Maria Eduarda Rafaeli e que reuniu mais de 280 dançarinos e dançarinas da cidade. O evento foi promovido pela Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural (FCL) e seus equipamentos culturais: Escola de Artes Elionir Camargo Martins, núcleos de danças do Programa Lages Melhor nos bairros e Teatro Municipal Marajoara. Teve apoio da Secretaria de Agricultura e Pesca com a distribuição de mudas de árvores para o público presente. A ação faz parte do projeto Frutíferas Nativas.
A professora Areta Campos explica que setembro é o mês dos bailarinos, sendo o Dia 1º a data comemorativa. Nesta mostra se apresentaram 22 grupos, com 18 coreógrafos. Os ritmos foram os mais variados: ballet, jazz, street dance, zumba, dança cigana, dança livre, entre outros.
O vice-prefeito, Juliano Polese, esteve presente na amostra e destacou a importância da retomada dos eventos com o controle da pandemia. “Ver o Teatro Marajoara lotado, após todo esse período de cuidados e restrições chega ser emocionante. Aqui temos nossos alunos da Escola de Artes, dos núcleos do Lages Melhor dos bairros e das escolas particulares. Lages celebra a dança em grande estilo. Todos estão de parabéns”, disse.
Para a professora Maria Eduarda Rafaeli, além da homenagem e da integração a mostra de danças é um reencontro com amigos que fazem parte da dança de Lages e todas as suas representações.
Por Ari Junior / Colaboração de Fabrício Furtado