Hoje, dia 26, o município de Cerro Negro completa 31 anos de emancipação política/administrativa. Coincidentemente, o Plano Diretor de Desenvolvimento está em processo de revisão. É esse documento que apontará as prioridades a serem executadas ou estimuladas por parte da administração municipal nos próximos anos.
O tema foi discutido em audiência pública no Centro de Eventos Darci Pucci Furtado. No evento, ocorreu a explanação da síntese de como está a realidade do município, leitura técnica e comunitária foram apresentadas aos membros da comunidade. O Plano Diretor está sendo desenvolvido pela Administração Municipal, Empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades e Consórcio Cisama/Amures.
Como um dos objetivos é estimular investimentos no setor turístico, a prefeitura realiza o Programa Água Boa, que trará benefícios na área urbana e rural, com consequência para o meio ambiente e na qualidade de vida da população.
Resultado de parceria entre as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Saúde e agricultores, o programa coordenado pelos técnicos da secretaria de Agricultura, Ana Carla Moraes da Silva Mota e Oberti Martins Bizotto, busca a conscientização sobre a importância da preservação da água.
Através do programa, são realizadas proteções de fonte estilo caxambu em propriedades do meio rural, para proteger as nascentes de água contra a contaminação por dejetos humanos e de animais, agrotóxicos e outros tipos de lixo. Dessa forma, com essas atividades os produtores são orientados a isolar a nascente do acesso de animais. Essa ação contribui para que a nascente não venha a secar nos períodos mais críticos de estiagens ou secas. Neste ano, 18 proteções de fonte já foram construídas.
História
É datada de 1880 a chegada dos primeiros moradores desta localidade. Os pioneiros a denominaram de Freguesia de São Francisco do Cerro Negro. Com a criação do cartório, em 06 de julho de 1916, passou a ser distrito. A instalação do distrito ocorreu em janeiro de 1919.
A denominação de Cerro Negro teve sua origem na grande quantidade de matas existentes na época, na região. A vegetação espessa obstruía a passagem do sol.
O município teve sua emancipação através do Decreto de Lei 8.348 de 26 de setembro de 1991, desmembrado do município de Campo Belo do Sul e é constituído pelo distrito sede.
Por Folha da Serra