A Diretoria de Habitação, órgão ligado diretamente ao Gabinete do Prefeito de Lages, Antonio Ceron, atua na prestação de serviços e atendimentos às famílias mais necessitadas no que diz respeito à reforma, construção e reconstrução de moradias. Há casos em que além da mão de obra para a construção ou reforma das casas também são fornecidos, gratuitamente, materiais de construção, a exemplo da madeira, esquadrias e telhas.
O atendimento é criterioso, com prioridade, por exemplo, às mulheres com maior número de filhos, aos idosos e deficientes físicos. Atende-se também, prioritariamente, solicitações encaminhadas pelo Ministério Público, bem como casos emergenciais vistoriados pela Defesa Civil Municipal. A Diretoria de Habitação tem um cadastro de famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda de até R$ 1.800,00, e assim são prestados atendimentos seguindo-se a ordem cadastral.
O executivo de Habitação, Anilton Freitas, fala também sobre a parceria da Prefeitura de Lages com o Banco da Família, em relação ao programa habitacional “Lages Meu Lar”, que financia casas para famílias de baixa renda. “A Prefeitura participa do Lages Meu Lar contribuindo com o valor de uma parcela do financiamento habitacional a cada semestre”, destaca Anilton Freitas.
Segundo informa o executivo municipal de Habitação, neste ano de 2022, já foram atendidas 55 famílias com construções de novas casas populares e também com reformas de residências. “Nova licitação está em andamento no setor habitacional para ampliação desses atendimentos”, conclui Freitas.
Por Iran Rosa de Moraes