Em execução desde julho desse ano de forma itinerante por todas as regiões do Estado, a oficina sobre Programa de Capacitação em Elaboração de Projetos para Editais de Cultura, iniciou na manhã desta quinta-feira (10), no auditório da Amures.
A iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) tem parceria com a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC) e Associações de Municípios. Da Serra Catarinense praticamente todos os municípios estão presentes.
A capacitação tem como público-alvo gestores municipais de cultura, agentes e trabalhadores da cultura e possíveis multiplicadores locais. O objetivo da oficina é qualificar e capacitar gestores, trabalhadores e produtores da área da cultura para que possam planejar, escrever e desenvolver projetos.
Com isso, a expectativa é ampliar o fluxo de projetos culturais qualificados, principalmente nas áreas com escassez de equipamentos públicos de cultura. Se busca, ainda, descentralizar e democratizar o acesso aos recursos públicos e às linguagens artísticas, fomentar a cadeia produtiva da cultura, com efeitos no desenvolvimento social e econômico de todos os municípios do estado.
O Assessor de Cultura da Amures, maestro Joed Jeffer Ferreira de Melo, auxiliou a mobilização dos agentes de cultura da Serra Catarinense. E reafirmou a importância dessas oficinas para promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística catarinense, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais.
Com duração de 16 horas, a oficina acontece nesta quinta e sexta-feira com orientação por servidores da FCC, integrantes das Comissões de Organização e Avaliação dos editais (COA) e do Núcleo de Gestão de Projetos (NUGEP).