A Secretaria Municipal de Educação de Lages realizou orientações e encaminhamentos com as diretoras do sistema municipal de ensino nos últimos dias. Durante os encontros, foram abordados diversos temas visando o bom andamento das atividades do ano letivo de 2023 nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e nos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs).
Na terça-feira (31 de janeiro), uma equipe da secretaria se reuniu com diretoras de todas as unidades de ensino no auditório do Caic Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina. Durante o encontro, foram alinhados diversos assuntos pedagógicos e administrativos do sistema público municipal de educação. Estiveram presentes o então prefeito em exercício, Juliano Polese, a secretária municipal de Educação, professora Ivana Michaltchuk, a diretora de ensino, Andressa Alano, diretores e coordenadores pedagógicos da secretaria e o vereador Agnelo Miranda (líder do governo na Câmara de Vereadores).
Na quarta-feira e quinta-feira (1 e 2 de fevereiro), a secretária Ivana, acompanhada de membros da secretaria, esteve em 11 unidades de ensino com o objetivo de fazer as transições de direções, acolher e dar as boas-vindas aos docentes.
As aulas no sistema público municipal de educação de Lages iniciam em 8 de fevereiro, movimentando 126 unidades escolares, cerca de 2 mil profissionais e mais de 16 mil crianças e estudantes. Todos os professores e professoras efetivos, os docentes chamados no processo seletivo, estagiários e equipes diretivas, iniciaram as atividades em 1º de fevereiro, visando os preparativos e planejamento pedagógico para receber as crianças e os estudantes.
A abertura oficial do ano letivo será na próxima terça-feira (7), no Orion Parque Tecnológico, com transmissão pelo canal Youtube da Secretaria Municipal da Educação. O evento contará com uma palestra da professora Lourdes Atié, educadora e socióloga, tendo como tema central “Ensinar exige querer bem”.
Texto e fotos: Adecir Pereira