Troca de informações e de experiências com vistas a melhorar o atendimento da demanda da Educação Especial no sistema público municipal de educação nos 18 municípios da Serra Catarinense. Foi o objetivo de um encontro sobre Educação Especial promovido pela Secretaria da Educação de Lages e Colegiado de Educação da Serra Catarinense.
O evento na manhã desta quinta-feira (04), na sede da Secretaria de Educação de Lages, reuniu gestores de educação, coordenadores educacionais e professores. Sob a coordenação da diretora de ensino na Secretaria da Educação de Lages, Andressa Alano Alves, a equipe apresentou o modelo de ações bem-sucedidos e a dinâmica de contratação do professor de apoio à inclusão nas salas de aula.
“Essa troca de experiência é importante porque interagimos em assuntos comuns dos municípios. Hoje, na modalidade de Educação Especial. Temos em Lages um Núcleo de Educação Permanente, onde são realizados encontros mensais com professores que produzem práticas exitosas. Essas experiências e a sua dinâmica é que estamos compartilhando com os demais municípios”, explicou Andressa Alves.
A secretária de Educação de Lages, Ivana Elena Michaltchuk, acompanhou a abertura dos trabalhos e comentou sobre essa troca de experiências e o diálogo dos gestores de educação. Ela agradeceu a todos pela presença, já que essa modalidade da educação se dedica ao atendimento de crianças que possuem necessidades educacionais especiais e que podem interferir na aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo no processo de ensino regular.
O que ficou evidenciado no encontro foi que todos os municípios têm pontos positivos para compartilhar. E esta socialização e troca de saberes vem contribuindo para a construção do Colegiado de Educação da Serra Catarinense, como um órgão de disseminação de conhecimento e experiências. Como apresentou nesta quinta-feira, a coordenadora de Educação Especial de Lages, Eri Cristina dos Anjos Campos.