Num esforço conjunto dos setores da Educação e Turismo da Serra Catarinense e governo do Estado aconteceu na sexta-feira (30) na Amures, a primeira reunião envolvendo os representantes das duas esferas, para avaliar a implantação de um programa de fomento do Turismo nas Escolas.
Os gerentes Regionais de Educação de Lages (Gered), Armando José Duarte e de São Joaquim, Singra Couto Strickert, conheceram as propostas do Selo Serra Catarinense Sustentável e deram contribuições para formatação de um novo programa que será inédito em Santa Catarina. O encontro contou, ainda, com as representantes do Núcleo de Convênios do Estado.
A ideia do programa é firmar parcerias envolvendo os setores público e privada, com formação de multiplicadores e qualificação de professores na perspectiva de disseminar o conhecimento voltado à formação das crianças e jovens para o turismo.
Uma primeira reunião já havia sido realizada com praticamente todos os gestores de Educação Municipal, a assessora de Turismo da Amures Ana Vieira e o coordenador do Programa Educação Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, Carlos Eduardo Moreira.
Agora com o envolvimento das unidades de ensino da rede estadual deve ser produzido um Termo de Referência, com participação inclusive de alunos do Ensino Médio na conscientização e envolvimento no futuro programa de Educação para o Turismo.
Tendo como base o turismo sustentável, o programa deve se consolidar com ações de Educação Patrimonial, Cultura e Ambiental. O secretário executivo da Amures Walter Manfroi e o diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori participaram da reunião com os representantes do Estado. Manfroi lembrou que, está sendo tratado inclusive, uma pós-graduação em turismo para professores da rede municipal.