O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, Prefeitura Municipal, CREAS, CRAS e Serviço de Acolhimento, realizaram no dia 11 de Julho, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Joaquim, a qual aconteceu no Centro de Eventos do Idoso, reunindo lideranças ligadas à área, autoridades, usuários da Política de Assistência Social e comunidade em geral.
O tema deste ano aborda a “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, enfatizando o objetivo de avaliar a Política de Assistência Social e definir diretrizes para aprimorar o Sistema Único de Assistência Social.
Participaram da mesa de abertura, a secretária da pasta Marilda dos Santos Rodrigues; o Prefeito Giovani Nunes; a vice Ana Melo; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Teodoro de Jesus e o presidente do CMAS Sebastião Pereira Velho.
Os eixos debatidos no evento foram; Eixo 1 – FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;
Eixo 2 – CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias do Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
Eixo 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?
EIXO 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e
EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Por fim, foram escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual. A Conferência Municipal de Assistência Social tem como objetivo principal a avaliação de todo o sistema da Política Pública, é um espaço onde os usuários da Política de Assistência Social propõem, solicitam e fazem uma reflexão sobre essa política. As demandas diagnosticadas são encaminhadas a nível estadual e federal.
Delegados:
1-Sebastião Pereira Velho Titular
2- Marilda Dos Santos Rodrigues Suplente
3-Josiane Padilha Oliveira Titular
4- Luciane dos Santos Velho Suplente
5-Patrícia Camargo Palma Titular
6-Giovana Bedin Pereira Suplente
7-Doreli Inês Gomes de Almeida conhecida (Táta) titular
8-Maria Ivete Ribeiro Suplente
DELEGADOS PARA CONFERÊNCIA ESTADUAL EM OUTUBRO.
Os organizadores agradecem a todos os participantes pela participação e contribuição à Conferência.