Quem foi até o Tanque, encontrou uma programação com várias atividades que aconteceram ao longo da tarde, promovidas por signatários do Movimento ODS
Um sábado de sol, temperatura agradável e um dos lugares mais bonitos da cidade. Propício para um passeio ao ar livre com a família, amigos, crianças e pets depois de tantos dias cinzentos e chuvosos. A trégua na chuva foi muito proveitosa para quem decidiu se engajar num movimento que busca mais qualidade de vida e um mundo mais sustentável. O Piquenique da Sustentabilidade movimentou o Parque Jonas Ramos (Tanque), neste sábado (21), reunindo pessoas com este propósito.
O encontro foi promovido por signatários do Movimento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, que conta com um comitê local e a participação de empresas, instituições, órgãos públicos e pessoas simpatizantes da ação global. A Prefeitura de Lages também é signatária deste movimento, assim como o Sesc, Cav/Udesc, Banco da Família, Tramatusa, Klabin, Alam, Câmara de Vereadores, Colégio Santa Rosa de Lima, Polícia Militar Ambiental, Ambev e mais de 40 pessoas físicas engajadas.
O lema do movimento é: “Ninguém pode ficar de fora! Cada ação conta, cada passo importa”, enfatizando a importância das políticas públicas e o papel das empresas e organizações para o alcance dos ODS. “Juntos somamos esforços para transformar o que está mais próximo, começando pela nossa casa, nosso trabalho, nosso bairro, nossa cidade, nosso estado, reverberando para o mundo”, comenta a coordenadora geral do comitê Lages, Silvia Oliveira.
Quem foi até o Tanque, encontrou uma programação com várias atividades que aconteceram ao longo da tarde. Roda de chimarrão, oficinas, vacinação de crianças e adolescentes, pescaria, feira de adoção de animais, brincadeiras, contação de histórias para crianças, música, troca de resíduos recicláveis para hortaliças, flores e sementes, degustação de sucos e alimentos e orientações sobre compostagem.
O casal Lucas Capistrano e Jeniffer Assis Andrade, junto com o filho Lucas de dois anos, veio do bairro Tributo, especialmente para aproveitar as atividades no Tanque. Eles ainda levaram para casa uma muda de árvore nativa para plantar no quintal. “Ótima iniciativa. Um dia bonito, que todo mundo conseguiu aproveitar, principalmente depois da pandemia, as pessoas precisam de momentos assim para se reunir”, diz Jennifer. A Secretaria da Agricultura e Pesca distribuiu 840 mudas de árvores nativas, das espécies Caroba Rosa, Cereja, Erva Mate, Ipê, Uvaia e Cortiça Lisa.
A Secretaria da Saúde também realizou a campanha de vacinação múltipla, atualizando a carteira de vacinação de crianças, adolescentes e adultos. Foram disponibilizadas vacinas da Febre Amarela, Tríplice Viral, HPV, Meningite ACWY, Tríplice Bacteriana, Pólio, Hepatite A e B, Penta, Rota Vírus e Influenza. Lays Patrício aproveitou para trazer o filho Gregory, de cinco anos, para colocar a carteira de vacinação em dia.
Venha fazer parte do movimento!
O movimento ODS é uma rede que acredita no desenvolvimento sustentável. Um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Com foco no cumprimento dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, agenda aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York.
Busca-se a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Tem como missão mobilizar pessoas e organizações para a realização de práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Entende-se que nada se realiza globalmente sem o comprometimento individual e coletivo. É fundamental e urgente um maior engajamento para fortalecer as ações nos estados brasileiros. Desta forma, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que integra voluntários de diversos segmentos da sociedade, tem agido localmente e contribuído para o atendimento das 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Todos são convidados a integrar os comitês locais como signatários, sejam pessoas físicas ou pessoas jurídicas, fortalecendo o conhecimento e divulgação dos Objetivos do Desenvolvimento e para que busquem fortalecer a paz universal e erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões. É uma proposta para as pessoas, o planeta e a prosperidade. A parceria é mais um dos pilares para a concretização.
Todos atentos ao cumprimento da agenda 2030!
A Agenda 2030 é um compromisso assumido por todos os países que compuseram a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015 – os 193 Estados-membros da ONU, incluindo o Brasil – e tornou-se a principal referência na formulação e implementação de políticas públicas para governos em todo o mundo. É um apanhado de metas, norteadores e perspectivas definidos pela ONU para atingirmos a dignidade e a qualidade de vida para todos os seres humanos do planeta, sem comprometer o meio ambiente, e, consequentemente, as gerações futuras.
Conheça os 17 objetivos:
1 – Erradicação da pobreza;
2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável;
3 – Saúde e Bem-Estar;
4 – Educação de qualidade;
5 – Igualdade de gênero;
6 – Água limpa e saneamento;
7 – Energia acessível e limpa;
8 – Trabalho decente e crescimento econômico;
9 – Indústria, inovação e infraestrutura;
10 – Redução das desigualdades;
11 – Cidades e comunidades sustentáveis;
12 – Consumo e produção responsáveis;
13 – Ação contra a mudança global do clima;
14 – Vida na água;
15 – Vida terrestre;
16 – Paz, justiça e instituições eficazes;
17 – Parcerias e meios de implementação.
Texto: Aline Tives
Fotos: Nilton Wolff