A Coordenação Geral da Conferência Regional de Educação da Serra Catarinense encaminhou, na semana passada, à coordenação da Conferência Estadual, os dados dos 41 delegados da região da Amures, que participarão dias primeiro e dois de dezembro da Conferência Estadual, que validará as emendas ao Documento Referência que serão enviadas ao Fórum Nacional de Educação, em Brasília.
Ao todo, foram produzidas em âmbito estadual 2.320 contribuições e a Serra Catarinense teve uma participação com 304 propostas extraídas da Conferência Regional, dia 14 de novembro. “Das 660 proposições da nossa Conferência Regional aprovamos 304, cerca de 46%, e creio que esse percentual de aprovação será muito próximo entre as regionais de Santa Catarina”, comentou o Coordenador da Comissão Regional de Educação da Serra Catarinense (CORED/SC).
Integraram a comissão regional 27 membros de entidades como Amures, Cisama, Colegiado Regional de Educação da Serra Catarinense, escolas privadas, técnicos de secretarias municipais, Apae, Apas, Senac, Sesi, Senai, Sinte, instituições de ensino superior e outras entidades.
Em nível estadual, os delegados terão a missão de filtrar as emendas das 21 associações de municípios de Santa Catarina, que comporão o documento estadual junto à Conferência Nacional de Educação. Sete eixos nortearão os trabalhos, dentro do que preconiza a Política Nacional de Educação, na Conferência Estadual em início de dezembro.
Os delegados da Serra Catarinense, ainda aguardam a orientação da Comissão Estadual sobre como será o trabalho dos dias primeiro e dois de dezembro. “Tem de haver uma estratégica muito boa para que os delegados e delegadas possam trabalhar as mais de duas mil contribuições das regiões, em apenas dois dias. Esperamos que o Professor Airton Leite da Secretaria de Educação de Caçador assuma este trabalho”, comentou o Coordenador da CORED/SC, Professor Carlos Moreira.
Além de definir as contribuições de Santa Catarina, a Conferência Estadual terá missão de eleger os delegados que representarão o Estado na Conferência Nacional, que acontecerá de forma presencial de 28 a 30 de janeiro, em Brasília.