Você está visualizando atualmente Lages sedia Congresso Estadual de Conselheiros Tutelares

Lages sedia Congresso Estadual de Conselheiros Tutelares

Conselheiros Tutelares de mais de 200 municípios catarinenses participaram na tarde desta segunda-feira (19), da abertura oficial do Congresso Estadual para Conselheiros Tutelares e Atores do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. O evento no auditório do Centro Universitário Unifacvest, teve como palestra Magna, Murilo José Digiácomo, Procurador de Justiça no Estado do Paraná e também contou com a presença da Deputada Federal, Ana Paula Lima.

A palestra de abertura foi sob o tema: Desenvolvimento de Ações Técnicas para o Aprimoramento na Execução de Medida Socioeducativa de Prestação de Serviço à Comunidade: Estratégias Integradas para Fortalecimento e Ressocialização Efetiva.
Para fechar a tarde desse primeiro dia, a Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente/SC, Giovana Maria Weber Zandoná, também palestrou. Ela abordou o tema: “Sob o Guarda-Chuva da Proteção Integral: Conselho Tutelar o Agente Facilitador nos Encaminhamentos aos Serviços de Atendimento, e o CMDCA Agente responsável por Acompanhar e Avaliar as Ações das Políticas Públicas Infanto-Juvenis”.

O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, participou da abertura oficial e fez um discurso de boas-vindas aos conselheiros presentes no evento: “a Serra Catarinense recebe vocês de braços abertos, aproveitem cada momento aqui, troquem experiências e absorvam os conhecimentos passados. A profissão de vocês tem uma importância imensurável para a sociedade e eu, como secretário executivo da Amures, estou à disposição de todos vocês.” A assessora de Assistência Social da Amures, Ana Paula Couto, também estava na abertura. Até quinta-feira (22), o Congresso Estadual para Conselheiros Tutelares se desenrola com palestras, oficinas e mesas redondas, na busca pela construção de políticas efetivas de direitos humanos de crianças e adolescentes.

Nesta terça-feira (20), o evento será retomado com Mesa Redonda sob a temática: Desvendando o Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Os Três Eixos Fundamentais que compõem o Sistema de Garantia de Direito e a Distribuição Funcional dos Serviços da Rede Técnica de Proteção Infanto-juvenil.

A tarde está prevista uma oficina sob o tema: “Violações de Direitos à Luz das Disposições do ECA – Identificação, Responsabilidade e Medidas de Proteção”. Nessa temática serão abordadas as atribuições específicas do Conselho Tutelar descritas no Art. 136 do ECA; Identificação da Violação de Direito; Identificação do Agente Violador; Medidas de Proteção Aplicáveis; Legislações Pertinentes; Referência e Contrarreferência.