A Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal tem intensificado as ações contra a Dengue em diversos pontos do município, através da visita de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que têm a missão de identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Os trabalhos ocorrem nos bairros e na área central, com maior incidência de larvas do mosquito transmissor da Dengue.
Durante esta semana, os colaboradores da Saúde Municipal estarão publicando o Plano de Contingência da Dengue no município, reunindo diversas secretarias municipais e representantes da sociedade civil, para definir estratégias diante de um cenário de alerta.
A maior preocupação no momento é a possibilidade de evolução do nível de alerta, especialmente devido às condições climáticas que favorecem a proliferação do mosquito: chuvas e calor intenso. O país todo enfrenta um momento de alerta com o aumento de casos de Dengue, e o Governo de Santa Catarina já decretou a situação como emergência.
A Prefeitura de Anita Garibaldi já trabalha de forma multidisciplinar no combate à Dengue e, nesta semana, está sendo elaborado um documento oficial para determinar as funções de cada órgão nesse enfrentamento. O Plano de Contingência está sendo finalizado, porém as ações já acontecem diariamente e há tempo.
Além dos trabalhos em campo, a Secretaria de Saúde vem orientando através das Agentes Comunitárias de Saúde, sobre os sintomas da doença que são: febre, dor na cabeça e articulações, mal-estar, falta de apetite e manchas avermelhadas pelo corpo
Atualmente as orientações estão ocorrendo na forma de campanhas de conscientização e informação através de notícias, orientações nas redes sociais, rádio, jornal, entre outros. Ações educativas nas escolas também devem ser intensificadas para que os alunos possam ser multiplicadores da informação
O Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Gehrke comenta sobre a situação. “Estamos intensificando as nossas ações para evitar que a situação se agrave. Nossos agentes estão realizando um grande trabalho de combate e prevenção para que os focos parem de surgir e que não tenhamos casos positivos, mas essa é uma batalha de todos, e contamos com o engajamento da população. Graças a Deus e ao trabalho da nossa equipe ainda não registramos internamentos e queremos seguir garantindo a saúde das pessoas”, comentou Rodrigo.
A Dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, e os sintomas podem ser: febre alta, dor atrás dos olhos e dor muscular intensa. Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar a unidade de saúde para os devidos encaminhamentos. Em casos de maior gravidade, o paciente necessitará de suporte hospitalar.–
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Anita Garibaldi.Fone: (49) 3543 0191.