Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, com larga experiência na área de Serviço Social Aplicado, Adriana Zanqueta Wilbert Ito realizou uma capacitação para profissionais de Assistência Social dos 18 municípios da Serra Catarinense. Ao menos 40 pessoas participaram do treinamento que aconteceu nesta quarta-feira (20), no auditório da Amures.
O tema da capacitação coordenada pela assessora de assistência social da Amures, Ana Paula Couto, foi o Papel do Orientador no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social – Suas. “Havia uma demanda dos municípios e trouxemos a Adriana Ito para auxiliar e preparar esses profissionais que são responsáveis por orientar famílias inscritas em programas sociais, mediar conflitos, contribuir com o fortalecimento da função protetiva da família e realizar atividades socioeducativas que estimulem a convivência familiar e a socialização com a comunidade”, explicou Ana Paula.
Durante o treinamento, a palestrante abordou situações como mapeamento, expectativas e necessidades locais, também contextualizou o papel do Orientador Social no âmbito do SUAS; Marco Normativo – Resolução CNAS n.09, de 15 de abril de 2014 em consonância com a NOB-RH/SUAS: concepção e atribuições – trabalhando, especialmente, o perfil do Orientador Social.
Ela também falou dos aspectos relacionados às responsabilidades técnicas e carga horária de acordo com a tipificação socioassistencial; Plano de Trabalho do Orientador Social de acordo com os serviços especificados na tipificação socioassistencial e orientou os profissionais sobre o alinhamento do conteúdo trabalhado e avaliação do processo da capacitação.
Durante a capacitação, foi sorteado ingresso para o Summit Cidades e a ganhadora foi a orientadora social, Flavia Gasperine, de Cerro Negro. Também foi sorteado um curso sobre Escuta Especializada pela Fepese e a sorte saiu para Ângela Melo Melegari de Urupema.
Texto: Onéris Lopes