Aquele aroma inconfundível de quentão, ponche e paçoca de pinhão invadiu as ruas centrais da cidade e anunciam sem cerimônias, que chegou a época mais aguardada pelos lageanos
Ao som da boa música tradicionalista, o prefeito Antonio Ceron, juntamente com o vice-prefeito Juliano Polese, Realeza da Festa e o casal de Gralhas, abriu oficialmente o Recanto do Pinhão Aracy Paim edição 2024 no Calçadão da Praça João Costa e, a partir da noite desta terça-feira (22), Lages vira festa com os 18 dias de Recanto e os 10 dias da 34ª Festa Nacional do Pinhão, que inicia na sexta-feira (24), no parque de exposições Conta Dinheiro.
Para o prefeito Ceron, o Recanto do Pinhão é um marco da hospitalidade do povo lageano. “Hoje começa o nosso maior evento e desejo que o Recanto e a Festa do Pinhão tragam momentos de alegria, entretenimento e sentimento de fraternidade para os lageanos e também aos visitantes. Se hoje a nossa Festa tem toda essa magnitude é porque cada um dos nossos cidadãos têm orgulho dela e juntos consolidaram o evento com o passar do tempo”, afirma.
Durante a abertura do Recanto o prefeito Antonio Ceron entregou uma placa de reconhecimento ao coordenador do evento, Marco Antônio Sutil de Oliveira, por gratidão pelos serviços prestados ao longo dos últimos anos.
Público de todas as idades
A aposentada Joliva Rodrigues, 89 anos, acompanhada da filha, Ivanilde Rodrigues, fez questão de levar sua cadeira para acompanhar todas as atrações da noite. “Sou fã número um do Recanto do Pinhão e não perco um só dia dessa festa maravilhosa. Aqui a gente ouve boa música, come bem e se diverte, porque precisamos deixar a vida mais leve e aproveitar cada momento”, diz ela que, há 18 anos morando em Lages, participa de todas as edições do Recanto e inclusive já se apresentou no palco há cerca de três anos, com suas músicas e poesias autorais.
Fim do mistério
A rainha Luana de Oliveira Martins e as princesas Anne Caroline Machado e Emilie Caroline Vedana, subiram ao palco do Recanto e revelaram os trajes de gala da realeza da 34ª Festa Nacional do Pinhão. Com a assinatura da empresa lageana La Unica Ateliê, os vestidos trazem uma simbologia voltada à acessibilidade e à inclusão. Os trajes são palpáveis e apresentam paisagens típicas da região serrana, com alusão a três canções vencedoras de categorias em edições da Sapecada da Canção Nativa.
Inclusão e visibilidade
Os olhos do técnico de celular, Jean de Liz, brilhavam atrás do celular que registrava cada momento da apresentação da filha Ana Lívia, de três anos, que subiu ao palco do Recanto pouco antes da abertura oficial, ao lado da mãe, Tais Costa e com a turma da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lages, para uma apresentação mais que especial. “Este é um momento muito feliz para nós. Aqui no Recanto do Pinhão podemos ver a importância que os organizadores têm com a inclusão e essa possibilidade de mostrar o trabalho incrível da APAE, fará com que mais pessoas ajudem na causa”, comenta Jean.
Os alunos acompanharam, com instrumentos musicais adaptados, a interpretação das canções “Leão do Cajuru”, “Debulhando Pinha” e “Canta Catarina”, cujos nomes estão estampados em braile nas mangas dos trajes da Rainha e Princesas da Festa do Pinhão. As canções foram interpretadas pelo violonista e musicoterapeuta da APAE Lages, Evandro Souza e pelo músico Paulinho Guazzelii.
Trabalho voluntário
Presente nas últimas 12 edições do Recanto do Pinhão, a Associação Bom Samaritano é uma das oito entidades beneficentes que oferecem o melhor da gastronomia típica desta época do ano para o público.
Segundo Mário Cesar Silva, responsável pelo estande da Bom Samaritano, os recursos arrecadados durante todos os dias de evento foram responsáveis por manter a Associação durante o ano todo em 2023. “Esperamos repetir este feito, afinal atendemos cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade que dependem das nossas ações, seja com cestas básicas, com a nossa horta comunitária ou com a sala de costura. Por isso, continuamos firmes nesse evento que levanta a autoestima da cidade e ainda contribui para que instituições como a nossa e as demais aqui presentes, possam dar continuidade aos trabalhos de ajuda ao próximo”, declarou.
Além da Associação Bom Samaritano, também fazem a gastronomia do Recanto as entidades: Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), Cáritas Diocesana de Lages, Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas), Associação Serrana de Deficientes Físicos(Asdf), Sociedade de Assistência Social, Educacional e de Apoio aos Desamparados de Lages (Saseadla), Lions Clube Copacabana, e Associação Lageana de Assistência ao Menor (Alam).
Próximas apresentações
A apresentação de Volmir Dutra e Grupo Criado em Galpão encerrou a primeira noite do Recanto e para esta quinta-feira (23), a festa começa cedo, a partir das 11h e sete atrações musicais sobem ao palco. Confira a programação:
11h | Gugah Mendes
13h30 | Véio Fandangueiro – Em Especial para a Melhor Idade
15h | Rogério Rodrigues e Grupo
16h | Conjunto Musical O Rei dos Buenachos
17h | Helcion Lima
18h30 | Ricardo Bergha
20h | Joca Martins
Texto: Silviane Brum
Fotos: Nilton Wolff e Fábio Pavan