Operando desde o dia 10 abril para a realização e conclusão da entrega técnica pela Lintec, a usina de pavimentação asfáltica com gestão associada dos municípios da Amures, recebeu sua Licença Ambiental de Operação (LAO). O documento foi entregue em mãos pelo governador Jorginho Mello, pela Presidente do IMA, Sheila Maria Martins Orben Meirelles, e pelo Coordenador Regional do Meio Ambiente de Lages, Aldori Batista dos Anjos, aos prefeitos durante solenidade na Associação Empresarial de Lages (Acil).
Emitida pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA), a licença em nome do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) tem como atividade fim, a usinagem de produção de concreto asfáltico. A licença de operação é concedida com base na viabilidade de operação quanto aos aspectos ambientais, exigidos pela legislação federal, estadual e municipal.
Com prazo de validade de quatro anos, o documento atesta o atendimento às resoluções do Conselho Nacional (CONAMA) e do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA). Significa dizer que o local, equipamentos, instalações e os relatórios estão de acordo na avaliação dos técnicos da CODAM Regional de Lages com parâmetros e medidas a serem atendidas por ao menos 120 dias até sua expedição definitiva. Para o presidente do Cisama e prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, este foi o último passo para a efetiva consolidação do processo de implantação da usina.
Localizada no Loteamento Novo Sul, bairro Ferrovia, a usina está sendo possível graças à parceria com a prefeitura de Lages que cedeu o terreno com mais de 6 mil m², pelo prazo de 20 anos. Considerada uma das mais modernas, a usina terá baixo custo de manutenção e sua gestão será compartilhada pelos municípios consorciados, produzindo até 120 toneladas de massa asfáltica por hora a um custo menor para os Municípios.
Contratos de compra de asfalto
O prefeito de Lages, Antonio Ceron, e de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, foram os primeiros a assinar o contrato de fornecimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) com o Cisama. A formalização aconteceu mês passado e ao todo serão fornecidos mais de R$ 8 milhões em insumos da usina de asfalto da Serra Catarinense para as duas cidades.
Outros municípios estão se planejando com projetos e recursos para receber a massa asfáltica aplicada, a exemplo de Urupema, Bocaina do Sul, São Joaquim, Urubici e Anita Garibaldi que também usarão desses insumos para pavimentação e melhorias de vias públicas.
O presidente da Amures e prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, recebeu do governador Jorginho Mello o documento em nome dos demais prefeitos e disse que a usina era um sonho de muitos anos. “Esse processo foi iniciado quando eu ainda era vereador. Isso demostra que temos prioridades de governo, em que as ações perpassam de uma gestão para outra. E essa usina é um legado que deixaremos aos futuros gestores”, declarou.
Texto e fotos: Onéris Lopes