O técnico de enfermagem é o profissional responsável por prestar assistência à equipe de enfermeiros e médicos nas Unidades Básicas de Saúde de Otacílio Costa. Trata-se de uma profissão nobre e gratificante. Esses profissionais desempenham um papel fundamental no cuidado e suporte aos pacientes, tornando-se pilares essenciais na área da saúde. As principais atribuições realizadas pelos técnicos de enfermagem nas UBS’s são:
- Verificação dos sinais vitais (peso, altura, temperatura do corpo, pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e saturação).
- Realização de curativos na Unidade Básica de Saúde e nas residências dos pacientes acamados, quando necessário.
- Administração de medicações (soros, injeções, etc.).
- Administração de vacinas.
- Realização de exames (ECG, Dermatológicos, teste da Covid, HGT).
- Preparação, esterilização e distribuição de materiais para realização de curativos domiciliares.
- Auxílio aos enfermeiros e médicos em alguns procedimentos, quando solicitado.
- Auxílio para toda a equipe no que for de sua competência.
Por outro lado, não é de competência do técnico de enfermagem administrar a medicação, sem prescrição médica. A principal diferença existente entre as atribuições do enfermeiro e do técnico de enfermagem é que o enfermeiro administra a equipe e os técnicos de enfermagem colocam em prática as atribuições que são impostas pelos Enfermeiros e Médicos.
“Nossa profissão é uma das mais nobres e importantes para a vida das pessoas, pois curamos com nossas mãos, através de ações e até mesmo com palavras”, disseram os profissionais da UBS Fátima 1.
Além do técnico de enfermagem, do enfermeiro e do médico, a equipe de uma Unidade Básica de Saúde é composta por vários outros profissionais, sendo eles, dentista, técnico em saúde bucal, fisioterapeuta, psicólogo, agentes comunitários, agentes de endemias, recepcionista e serviço geral.
Assessoria de Comunicação – Otacílio Costa