Você está visualizando atualmente Políticas Públicas é tema de capacitação para conselheiros tutelares

Políticas Públicas é tema de capacitação para conselheiros tutelares

Integrando o ciclo de palestras da Capacitação Continuada para Conselheiros Tutelares, a Assistente Social e especialista em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes, Audrilara Rodrigues Campos, abordou o tema “Políticas Públicas e a Relação com o Conselho Tutelar” no encontro desta quarta-feira (24). Realizado no Auditório I da Uniplac, contou com cerca de 60 participantes.

Iniciada em junho, a Capacitação Continuada é uma realização da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina – Fecam – e da Associação dos Municípios da Serra Catarinense – Amures. Audrilara Campos apresentou o segundo, de quatro módulos que fazem parte do ciclo de palestras.

Ela contextualizou os tipos de proteção na assistência social (básica, média e alta complexidade) e explicou a organização e estrutura dos serviços que correspondem às proteções. Por fim, realizou um estudo de caso que permitiu que os participantes aplicassem os conhecimentos teóricos adquiridos, promovendo uma reflexão sobre as melhores práticas e estratégias de intervenção.

Através dessa abordagem teórica e prática, os conselheiros tutelares puderam aprofundar seu entendimento sobre as políticas públicas e relevância no trabalho diário, fortalecendo sua capacidade de atuação em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Programação

O Módulo I deste ciclo foi apresentado no mês anterior pelo Psicólogo e Diretor da Proteção Social Especial de Alta Complexidade em Lages, Charles Andrade, que falou sobre proteção integral de crianças e adolescentes.

O próximo encontro acontece nesta quinta-feira (25), com a Assistente Social e Assessora de Políticas Públicas da Fecam, Janice Merigo. Ela falará sobre as orientações técnicas do Conselho Tutelar de Santa Catarina e as formas de acolhimento de crianças e adolescentes e o acolhimento emergencial.

Já no dia 20 de agosto, o Advogado, especialista em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa e Consultor em Políticas Públicas, Luiz Azzi, encerra o ciclo explicando as atribuições do conselho tutelar.

Texto: Camila Becker Ribeiro
Fotos: Onéris Lopes