Você está visualizando atualmente Carmen Zanotto eleita com 50.734 votos no dia do seu aniversário
Foto: Assessoria Carmen Zanotto

Carmen Zanotto eleita com 50.734 votos no dia do seu aniversário

Seis disputas eleitorais num período de 24 anos e finalmente, Carmen Emília Bonfá Zanotto é eleita prefeita de Lages com 50.734 votos. Exatamente no dia do seu aniversário de 62 anos (6 de outubro), o presente que recebeu será o desafio de governar a cidade que é a décima primeira maior economia de Santa Catarina.

Sexta filha de uma família de oito irmãos, Carmen Zanotto é católica praticante. Graduada em enfermagem e obstetrícia pela Faculdade do Alto Uruguai Catarinense, tem especialização Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo – SP e formação em Políticas para Primeira Infância na Universidade Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos. Chegou a ser cogitada para o Ministério da Saúde no governo Jair Bolsonaro.

A enfermeira, primeira mulher eleita para prefeitura de Lages, filha do motorista Lessio Zanotto e da atendente de cantina Olinda Bonfá Zanotto, assegurou sua vitória com exatos 58,47% dos votos válidos. E será a mandatária da trigésima terceira gestão da cidade considerada Princesa da Serra.

A vitória de Carmen Zanotto nesse domingo, a coloca na história e quebra um ciclo de 132 anos de espera, desde que foi nomeado o primeiro governante da cidade, João de Castro Nunes, em 1892. A mulher que um dia sonhou ser prefeita de sua cidade, não desanimou ao ser derrotada em 2020, por uma diferença de apenas 56 votos.

A experiência de mais de duas décadas de vida pública de Carmen Zanotto, será posta à prova a partir do dia primeiro de janeiro de 2025. Além de um mantado de vereadora, um de suplente de deputada federal e três como titular na Câmara Federal, ela desempenhou funções como secretária municipal de Saúde e Secretaria de Estado de Saúde, nos governos de Luiz Henrique da Silveira e Jorginho Mello.

Considerada a maior líder política da Serra Catarinense na atualidade, Carmen Zanotto terá ao seu lado para ajudar nas ações que marcarão sua gestão, o governador Jorginho Mello. Presidente estadual do Cidadania e membro da Executiva Nacional e do Diretório Nacional do partido, ela chegou a ser convidada em 2020, pelo então governador Carlos Moisés para assumir a Secretaria da Saúde, mas recusou.

Após reeleger-se deputada federal no pleito de 2022, se licenciou em 1º de janeiro de 2023 para assumiu a titularidade da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, na gestão do governador Jorginho Mello. Agora seu foco passa ser a transição de governo, composição de colegiado e início de um novo desafio na vida pública, à frente da prefeitura de Lages.

Trajetória de votações de Carmen Zanotto
AnoCargoVotação – %Resultado
  2000  Vereadora  1.828 – 2,41%Eleita 3º lugar entre os 21 eleitos
  2010  Deputada Federal  81.026 – 2,51%Suplente 17º lugar, 2ª suplência
  2014  Deputada Federal  78.607 – 2,51%Eleita 15º lugar entre os 16 eleitos
  2018  Deputada Federal  84.703 – 2,71%Reeleita 9º lugar entre os 16 eleitos
2020Prefeita28.273 – 34,34%Não eleita 2º lugar
  2022  Deputada Federal  130.138 – 3,27%Reeleita 5º lugar entre os 16 eleitos
2024Prefeita50.734 – 58,47%Eleita Prefeita de Lages

Renovação na Serra Catarinense: 72,22% de novos gestores

A maior renovação de gestores municipais que se tem notícia entre os prefeitos da Amures, se consolidou na eleição desse domingo (6). Ao todo, 13 novos prefeitos e prefeitas tiveram maioria dos votos em seus respectivos municípios e assumem em primeiro de janeiro de 2025.

Dos novos eleitos, cinco são mulheres: Camen Zanotto, em Lages; Tainara Barbosa Raitz, em São José do Cerrito; Lucia Raquel Rodrigues Ortiz, em Correia Pinto; Helena Schild de Oliveira, em Bom Retiro; e Sadiana Arruda Melo Coelho Lopes, em Capão Alto.

A esse time de mulheres, se juntará a prefeita de Urupema, Cristiane Muniz Pagani Almeida, que foi reeleita com 69,32% dos votos, o maior percentual entre os vitoriosos do pleito desse ano. A “bancada” de prefeitas eleitas na região da Amures só não foi maior, porque Claudiane Varela Pucci, em Campo Belo do Sul e Mariza Costa, em Urubici tentaram sem sucesso a reeleição.

Entre os novos prefeitos estão ainda: Henrique Menegazzo, de Anita Garibaldi; Célio Pereira, de Campo Belo do Sul; Adelar José de Morais, de Cerro Negro; Marcio José Branco de Andrade, de Painel; Jose Teodoro de Sena Amaral, São Joaquim; Sandro Alex Masselai, de Palmeira; Ademar de Bona Sartor, de Rio Rufino e Leandro de Souza Corrêa, de Urubici.

Já os prefeitos que saíram das urnas reeleitos são: João Eduardo Della Justina, de Bocaina do Sul; Pedro Luiz Ostetto, de Bom Jardim da Serra; Fabiano Baldessar de Souza, de Otacílio Costa; e Edson Julio Wolinger, de Ponte Alta.

João Cidinei da Silva deseja sucesso aos novos gestores

O presidente da Amures e prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, parabenizou nessa segunda-feira (7), todos os novos gestores eleitos e os reeleitos. “Em nome desta associação de municípios, quero parabenizar os 18 prefeitos e prefeitas que terão em suas mãos, a gestão pública dos municípios pelos próximos quatro anos. Desejo a eles sucesso em suas empreitadas com ações de sustentabilidade e planejamento de futuro da região”, declarou.

Para ele, a Serra Catarinense é maior que tudo e a manutenção da união dos futuros gestores, independente de cor partidária ou ideológica, será muito importante para definir as ações em prol dos 18 municípios. “Dentro da Amures nossa bandeira é a região e defender os interesses coletivos é nossa missão. “Reitero sucesso aos novos e futuros gestores municipais”, disse João Cidinei da Silva.

Quadro das eleições – AMURES
MunicípioPrefeitoNovoReeleito
Anita GaribaldiHenrique MenegazzoNovo 
Bocaina do SulJoão Eduardo Della Justina Reeleito
Bom Jardim da SerraPedro Luiz Ostetto Reeleito
Bom RetiroHelena Schild de OliveiraNovo 
Campo Belo do SulCélio PereiraNovo 
Capão AltoSadiana Arruda Melo Coelho LopesNovo 
Cerro NegroAdelar José de MoraisNovo 
Correia PintoLucia Raquel Rodrigues OrtizNovo 
LagesCarmen Emilia Bonfá ZanottoNovo 
Otacílio CostaFabiano Baldessar de Souza Reeleito
PainelMarcio José Branco de AndradeNovo 
PalmeiraSandro Alex MasselaiNovo 
Ponte AltaEdson Julio Wolinger Reeleito
Rio RufinoAdemar de Bona SartorNovo 
São Joaquim Jose Teodoro de Sena AmaralNovo 
São José do CerritoTainara Barbosa RaitzNovo 
UrubiciLeandro de Souza CorrêaNovo 
UrupemaCristiane Muniz Pagani Almeida Reeleito

Por Assessoria de Comunicação – Amures