Contadores, controladores internos e profissionais do setor contábil dos municípios da Serra Catarinense estão participando na manhã dessa quarta-feira (13), de um treinamento com foco no Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge). Trata-se de um conjunto de aplicativos integrados, por onde são geradas as informações sobre as contas públicas enviadas ao Tribunal de Contas do Estado, pelos agentes públicos.
O treinamento no auditório da Amures está sob responsabilidade do analista de implantação do e-Sfinge, Valter Henrique Schültze, da empresa Betha Sistemas. As informações são técnicas e de extrema importância tanto para os gestores que estão saindo, quanto aos que assumirão a partir de janeiro. Especialmente no que se refere aos Registros Contábeis, inclusão de novas validações de normas, necessárias para o correto envio das informações ao TCE/SC.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, acompanhou a abertura do treinamento e observou que “essas validações contábeis são apresentadas como alerta para que os técnicos tenham tempo suficiente para efetuarem os devidos ajustes visando à não ocorrência das situações relacionadas às validações na remessa final do exercício de 2024”, explicou.
Essa é a segunda capacitação que a Amures oferece aos municípios, relacionada ao e-Sfinge. E a ideia é atualizar os técnicos para que as contas públicas estejam dentro das normas evitando assim, inconsistências no envio de documentos fiscais dos municípios ao Tribunal de Contas.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures