Você está visualizando atualmente Café, Turismo & Prosa mobiliza gestores, empreendedores e setor público

Café, Turismo & Prosa mobiliza gestores, empreendedores e setor público

A chuva constante, o frio e o feriado do Dia da Consciência Negra, não impediram que o público comparecesse em peso na terceira edição do Café, Turismo & Prosa, nessa quarta-feira (20), no Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra. O evento que se consolida como um dos melhores Workshops da Serra Catarinense, teve palestrantes que encantaram o público.
Preparado inicialmente para 80 pessoas, o Café, Turismo & Prosa acabou limitado em 100 participantes. Por mais de cinco horas, o público ficou atento as palestras, experiências e explicações técnicas dos convidados Rodrigo Stüpp, Maria Eduarda Gonçalves, Marinho Motta e Ana Vieira.
Guia de turismo em Florianópolis, Rodrigo ficou famoso com o codinome “Guia Mane Zinho”. Ele relatou suas experiências, interagiu com o público, respondeu perguntas e deu dicas de como o guia pode aperfeiçoar suas tarefas no dia-a-dia. Da mesma forma, a empresária do ramo alimentício, Maria Eduarda Gonçalves, relatou como transformou uma empresa falida em referência em massas, em Florianópolis.
O turismólogo Marinho Motta, fez uma imersão sobre Turismo Responsável em Ambientes Naturais: Transforme Suas Experiências na Natureza! E apresentou diferentes experiências que dão sentido à proposta de sustentabilidade no turismo.
Para a empresária e assessora de turismo da Amures, Ana Vieira, coube apresentar os projetos turísticos que estão Transformando a Realidade da Serra Catarinense. Desde a criação da Marca Serra Catarinense, até o Selo Serra Catarinense Sustentável e o Roteiro Caminho dos Tropeiros, Ana Vieira deu uma verdadeira aula e abordou as perspectivas da região com números e prospecções.
Ao dar as boas-vindas aos participantes, o empresário proprietário no Rio do Rastro Eco Resort, Ivan Cascaes, falou de sustentabilidade e como seu equipamento está reciclando e reaproveitando dos resíduos de vidro. “A moagem de centenas de garrafas de vidro é feita no monjolo e os resíduos viram obras de arte”, revelou Ivan Cascaes.
O prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, agradeceu ao público, iniciativa privada, entidades e aos palestrantes que aceitaram fazer o Café, Turismo & Prosa. “Além de café, turismo e prosa, devemos incluir aqui uma roda de chimarrão, porque esse evento tem o propósito de transformar as pessoas, despertar atitudes e sensibilizar o poder público e as instituições. Para nós, o turismo é um caminho sem volta e daqui para frente é avançar de forma sustentável”, declarou Pedro Ostetto.
Ele deu duas boas notícias ao público. Sobre a entrega ao Estado essa semana, do projeto da ciclovia ligando o mirante da Serra do Rio do Rastro ao perímetro urbano e a retomada a partir de janeiro, do projeto do complexo turístico do Mirante Rio do Rastro.
O Café, Turismo & Prosa é iniciativa da prefeitura de Bom Jardim da Serra em parceria com o Sebrae, Associação Bonjardimense de Turismo e setor privado. A secretária de Turismo, Sandra Padilha e o diretor de Turismo, Benito Sbruzzi, agradeceram ao público e comentaram dos desafios na promoção dos destinos e a importância da integração dos municípios.

Texto/foto: Onéris Lopes

Assessoria de Comunicação Amures