Você está visualizando atualmente Documentário “Quem Colhe o Pinhão?” será lançado nessa quarta-feira na Amures
Foto: Adrio Centeno

Documentário “Quem Colhe o Pinhão?” será lançado nessa quarta-feira na Amures

Gestores municiais ligados a conservação do pinheiro Araucária através do manejo, fortalecimento da cadeia produtiva do pinhão e sua agregação de valor, são alguns dos convidados para o pré-lançamento do documentário: “Quem Colhe o Pinhão? Extrativismo da Serra Catarinense”, que acontece nessa quarta-feira (04) no auditório da Amures.

Organizado pelo Centro Vianei, Fazer Cultura, Tombo Produtora e Fundação Cultural de Lages, o evento iniciará às 16h30min, com participação de convidados e representantes de entidades. O documentário traz um breve relato da colheita do pinhão e sua história. Mostra sua importância cultural, gastronômica, econômica e revela a importância dos agricultores “extrativistas”, que na maioria das vezes, são ignorados na cadeia produtiva.

“O pinhão é mais que um alimento. É uma semente com traços culturais e familiares. Sua sustentabilidade associada à sociobiodiversidade é o caminho em construção nesse documentário”, comenta o coordenador de projetos do Centro Vianei, Natal João Magnanti.

O documentário tem apoio da Amures e Cisama e foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura. O evento busca contribuir para a valorização dos conhecimentos tradicionais por meio da expressão direta dos seus detentores que são os extrativistas e agricultores familiares.

É foco também, o fortalecimento do sistema agrícola tradicional do pinhão integrado na floresta ombrófila mista, que se constitui num ecossistema dos mais ameaçados no domínio da Mata Atlântica, em estado crítico em termos de conservação.