Você está visualizando atualmente Prefeitura em parceria com a Celesc iniciará ação de despoluição visual no centro da cidade

Prefeitura em parceria com a Celesc iniciará ação de despoluição visual no centro da cidade

A ação será periódica e terá início neste domingo (9), na rua Hercílio Luz. Posteriormente, será realizada em outras vias centrais

Uma tratativa entre a Prefeitura de Lages e a Celesc, acordada em reunião na primeira quinzena de janeiro, é de que seria realizado um mutirão de limpeza de cabeamentos que não fazem parte do fornecimento de energia e que acabam causando um aspecto desagradável devido à poluição visual nas ruas centrais da cidade.

A ação será periódica e terá início neste domingo (9), das 7h às 16h, na rua Hercílio Luz, no Centro. “Vamos começar por esta via, que é uma das mais poluídas visualmente no Centro. Será um teste, com a retirada do excesso de cabos dos postes que estão irregulares ou não são utilizados. Depois desta primeira experiência, a ideia é seguir por outras ruas centrais”, explica o secretário do Planejamento e Mobilidade Urbana, Malek Ráu Dabbous.

O trabalho será coordenado pela Celesc, que também dará um destino correto ao cabeamento retirado. “A cidade está desorganizada visualmente e esteticamente. Isso não é bom, nem para os moradores e nem para os comerciantes que atuam no centro e precisam manter seus estabelecimentos em meio ao emaranhado de fios e cabos desnecessários. Com os anos as operadoras mudam muitos prestadores de serviço, que já não estão mais na cidade e aquele cabeamento vai ficando ali, obsoleto”, argumenta Malek.

As operadoras que possuem cabeamentos irregulares serão notificadas para que providenciem a regularização junto à Celesc. Um técnico das operadores poderão acompanhar o trabalho. A ideia não é causar prejuízos às empresas, nem para o consumidor final, mas regularizar o que for preciso e realmente tornar o Centro mais agradável visualmente. “A obra do cabeamento subterrâneo do Centro foi excelente, mas por se tratarem de obras onerosas financeiramente, nem sempre é possível realizar na cidade inteira. A despoluição visual foi um pedido da prefeita Carmen Zanotto, para que todas as secretarias realizassem a limpeza em seus ambientes e também mantivessem a cidade limpa e organizada, incluindo essa parte da poluição visual dos cabeamentos”, finaliza o secretário.

Texto: Aline Tives

Fotos: Fábio Pavan