Compartilhar share

Viver SC mostra rotina dos vimeiros da Serra catarinense e imagens inéditas da região

Publicado em 18/10/2016 às 10:37 - Atualizado em 18/10/2016 às 10:53

Reportagem principal da publicação mostra a rotina dos vimeiros da região
Créditos: Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS Baixar Imagem

No mês de setembro, a equipe do Viver SC, projeto do Diário Catarinense que destaca as paisagens, a diversidade e as pessoas que fazem a diferença em Santa Catarina, percorreu 1,3 mil quilômetros na Serra catarinense em busca de imagens que revelassem um pouco da identidade da região. O resultado desse trabalho será publicado nesta terça-feira no primeiro caderno do Viver SC 2016/2017, que será encartado no DC.

Na reportagem principal é apresentada a rotina e o passo a passo do trabalho dos vimeiros da região, desde a colheita das varas in natura até a transformação das fibras em artesanato. A atividade mantida pela agricultura familiar na região do Vale do Rio Canoas é responsável pela produção de 90% do vime do Brasil.

Na seção Paisagem Urbana, um pouco do passado de Lages. A cidade que já teve grande potencial econômico no Estado, é revelada por meio de detalhes arquitetônicos de alguns dos principais patrimônios históricos.

Em Panorama, você confere paisagens serranas em cores e ângulos que provavelmente jamais tenha visto. O fotógrafo Diorgenes Pandini fez registros noturnos por meio de uma técnica chamada longa exposição. O resultado está incrível!

Já a seção Missão Instagram, reúne belíssimas fotos produzidas por leitores por toda SC e postadas na rede social com a hashtag #viversc. As curiosidades e situações inusitadas encontradas durante o percurso, como um moedor de tração de boi que foi adaptado para fazer caldo de cana, estão reunidas em um divertido almanaque.


Além do conteúdo editorial, o projeto Viver SC apresenta uma ampla campanha multimídia de comunicação, um concurso cultural com os cliques dos leitores (as melhores fotos postadas no mês no Instagram com a hashtag #viversc são publicadas na contracapa do jornal), uma exposição fotográfica itinerante e a realização do Troféu Viver SC, que ocorrerá em 2017. 

O prêmio homenageia catarinenses que elevam o nome do Estado em diversos setores, como um reconhecimento do Comitê Editorial dos veículos da RBS em Santa Catarina. 

A terceira edição do projeto Viver SC é realizada pelo Diário Catarinense e conta com patrocínio de Sebrae/SC e apoio de Facisc, Univali e Magazine Luiza. Acompanhe todas as novidades e matérias com destaques catarinenses na página especial.

Informações Portal RBS


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar

Galeria de Arquivos


publish