Compartilhar share
Lages

Prefeito Ceron entrega o primeiro ecoponto da cidade para a comunidade do bairro Guarujá

Publicado em 21/07/2021 às 14:11 - Atualizado em 21/07/2021 às 14:11

Instalação de ecopontos pelo município de Lages
Créditos: Aline Borba Baixar Imagem

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), iniciou a instalação de ecopontos pela cidade. A primeira região a ser contemplada foi a comunidade do bairro Guarujá. A estrutura foi montada no mesmo terreno do Guarujá Social, localizado na avenida 31 de Março. A inauguração foi realizada pelo prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese, na manhã desta quarta-feira (21 de julho).

A solenidade contou com a presença do secretário da Semasa, Jurandi Agostini, do diretor de resíduos sólidos e responsável pelo projeto, Milton Matias Filho, do secretário da Assistência Social, Jean Pierre e do vereador Gerson Omar dos Santos.

O ecoponto nada mais é que um container preparado e destinado à entrega voluntária de resíduos sólidos por parte da população. “Estes containers seriam descartados, mas foram transformados em ecopontos com objetivo de dar um destino correto ao lixo reciclável. Muitos municípios já aderiram a este projeto. Vamos batalhar por uma cidade mais limpa, mas para isso precisamos da colaboração da comunidade”, diz o secretário Jurandi.

O ecoponto possui um sistema de recolhimento de lixo reciclável com divisórias para materiais específicos. O container é dividido em compartimentos coloridos, sendo o amarelo para depósito de alumínio e metal, a parte vermelha para o plástico, o azul para papel e papelão, no verde para vidro e na parte laranja pilhas, baterias e outros materiais eletrônicos.

A ideia é colocá-los em regiões estratégicas da cidade, com grande concentração de moradores e de fácil acesso. A própria comunidade poderá depositar seus resíduos nas estruturas. “O poder público tem o dever de tomar a iniciativa, mas precisamos que a população abrace a causa e coloque em prática as ações. Tenho certeza que os ecopontos serão um sucesso”, destaca o prefeito.

Foram adquiridas oito unidades, através de uma empresa terceirizada que venceu o processo licitatório e entregou os containers prontos para o uso. Os dois primeiros já foram entregues pela empresa e restam ainda seis unidades para chegar. Além do Guarujá, o segundo container será colocado próximo ao ginásio Jones Minosso, no bairro Universitário.

Empresas serão responsáveis pela destinação correta do lixo

O recolhimento e destinação correta dos materiais serão de responsabilidade da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages) e da empresa Eco Centro Sul, que trabalha com materiais eletrônicos descartados. O serviço será feito semanalmente, ou conforme a quantidade de lixo depositada nos containeres.

Segundo a responsável pela coleta na empresa, Ivanir Ramos, as empresas ou moradores ainda podem ligar e solicitar que o lixo eletrônico seja recolhido em suas residências. O número para contato é o (49) 3224-1218 ou pelo whatsapp 98412-6631. “Recolhemos desde pilhas, baterias ou eletrodomésticos descartados, como microondas”, informa Ivanir.

A população precisa ficar atenta aos materiais permitidos no ecoponto, não podendo ser depositado lixo orgânico. Este tipo de resíduo é recolhido pelos caminhões da Serrana Engenharia, empresa terceirizada que leva até o aterro sanitário.

Paralelo aos ecopontos, o trabalho da coleta seletiva continuará sendo feito pela cooperativa, que conta com o apoio da prefeitura, através da Semasa. Os caminhões passam por todos os bairros recolhendo os materiais recicláveis separados pela população, conforme cronograma próprio.

Concurso de desenhos e frases nas escolas

Para instigar ainda mais a comunidade a participar do projeto e fazer a separação do lixo em casa, serão promovidos concursos nas escolas municipais, com participação dos estudantes. “As laterais dos containers serão plotadas com o tema, e tivemos a ideia de fazer um concurso de desenhos e frases entre os alunos. Os vencedores terão seus trabalhos expostos nos ecopontos”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Milton Matias Filho (Miltinho).

 

Por Aline Tives


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar