Compartilhar share

Produção de mudas de araucária precoce será tema de live nesta terça-feira

Publicado em 13/09/2021 às 13:43 - Atualizado em 13/09/2021 às 13:43


Créditos: Onéris Lopes Baixar Imagem

O professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Ivar Wendling, pesquisador da Embrapa Florestas, será o convidado especial do Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra e da Amures, para uma live nesta terça-feira (14), sob o tema: Produção de Mudas de Araucária Precoce para Implantação de Pomar.
O cultivo de araucárias mais produtiva e em menos tempo, vem chamando a atenção inclusive do turismo, já que através da enxertia é possível determinar a possibilidade do manejo e de altura da planta. Os estudos a serem apresentados pelo pesquisador da Embrapa neste evento, demostraram a eficiência da técnica da enxertia, favorecendo características econômicas relacionadas ao pinhão.
Pesquisadores, convidados e autoridades de empresas de pesquisa estarão entre os participantes para ouvir e interagir com professor Ivar Wendling, a partir das 18h30min, quando inicia o evento através de um link, gerado pela equipe de tecnologia da informação da Amures.
O presidente do Conserra, empresário Eliseu Farias, disse que este modelo de enxertia tem viabilidade técnica e econômica para a araucária. “Soubemos que essas araucárias precoces, podem oferecer produção de 10 quilos de pinhões aos 10 anos, 30 quilos aos 20 anos e 50 quilos aos 30 anos e ser ainda mais produtivas com o passar dos anos. Isso nos motivou a criar esta pauta com o professor Ivar Wendling”, explica Eliseu Farias.
Outra vantagem da enxertia está na possibilidade de obter mais mudas fêmeas e plantá-las em proporção diferente daquela encontrada na natureza, aumentando a produtividade de pinhão. Assim como utilizar o jardim clonal para a obtenção de brotos e realização dos enxertos. Isso tudo, será explicado na live desta terça-feira.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar