A Defesa civil de Santa Catarina (DCSC), realizou um trabalho intenso nos últimos dias para atender todos os municípios atingidos pelo ciclone bomba que afetou 208 municípios de Santa Catarina. Até o momento, já foram liberados 91,8 mil itens de assistência humanitária no valor de R$ 1,84 milhão.
Em São Joaquim, foram entregues na manhã desta quarta-feira (8), cerca de mil telhas de fibrocimento, 300 cumeeiras, que foram levadas até o pátio da Secretaria de Assistência Social, organizadas e mapeadas para a entrega na cidade.
Luziane Zandonadi Nunes, assistente social da Prefeitura de São Joaquim, explica que foi feito um levantamento com toda a equipe de assistência social, onde foram feitos os relatórios específicos para a entrega do material para as pessoas afetadas. “Saímos em duas equipes para entregar essas telhas, já com o levantamento pronto, endereço, documentação correta, já conseguimos chegar e entregar o material para essas pessoas atingidas” ressalta Luziane.
Logo após a chegada das demandas dos municípios, os itens são entregues em até 24 horas. “Após o vendaval fizemos o primeiro atendimento na distribuição de lonas, após isso fizemos o levantamento onde identificamos os atingidos para que o suporte viesse o mais rápido possível” explica.
A distribuição de itens de assistência humanitária está sendo realizada com apoio de forças-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Defesa Civil e Prefeitura.
—
Prefeitura Municipal de São Joaquim