Com presença do chefe do escritório do Ministério da Cultura em Santa Catarina, Alexandre Martins, presidente da Amures prefeito de São Joaquim Giovani Nunes e do presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rafael Nogueira, será aberto nesta quarta-feira (10), XI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. Evento com programação até ao meio dia de sexta-feira.
A solenidade inicia às 13h30min, no Salão de eventos do Serrano Tênis Clube com previsão de atrair mais de 300 pessoas de todas as regiões do Estado. O governador Jorginho Mello será representado pelo presidente da Fundação Catarinense de Cultura. A deputada estadual e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Assembleia Legislativa, Luciane Carminatti, representará o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal.
O Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, terá como conferencista neste primeiro dia, o doutor em Sociologia e pós-doutor em Políticas Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin, Albino Rubin, que abordará temática Políticas Públicas de Cultura.
Só este primeiro dia, serão quatro oficinas. Uma voltada a elaboração de projetos e captação de recursos (mecanismos de fomento); outra sobre elaboração de editais e Nova Lei de Licitações culturais, outra com foco na economia criativa e mensuração de resultados na cultura e outra, com tema Patrimônio: a importância em separar a memória institucional da memória cultural.
Os participantes do Fórum Catarinense de Cultura terão a oportunidade de debater sobre as políticas públicas do setor cultural com participação da Secretaria Especial de Cultura, governo estadual e as prefeituras. E assim produzir ações de programas que permitam abrir caminhos para futuras parcerias.
Na noite de quinta-feira (11), será um dos grandes momentos do evento com entrega do Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural. O prêmio tem como objetivo valorizar e reconhecer ações de gestão cultural, realizadas pelos municípios e associação de municípios. A premiação acontece no Mercado Público.