Um evento sem Precedentes e fundamental para a comunidade
Nos dias 22 e 23 de novembro, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) foi sede do 1º Encontro de Comunidades Surdas da Região Serrana e do 1º Seminário sobre Surdez, eventos promovidos pela Associação de Pais e Amigos Surdos de Lages (APAS). Com o objetivo de promover a integração, informação e fortalecimento da comunidade surda, os eventos reuniram mais de 170 participantes dos municípios da Amures.
Durante o encontro, a Uniplac foi tomada por discussões relevantes sobre a realidade vivida pelas pessoas com deficiência auditiva. No primeiro dia, a conversação foi exclusivamente em libras, os convidados fomentaram discussões acerca de relacionamento familiar, empreendedorismo e avanços tecnológicos na melhoria da comunicação, oferecendo um espaço para compartilhar experiências, discutir desafios e promover a conscientização.
No segundo dia, o 1º Seminário sobre surdez da região serrana teve início às 8h30 com a mesa de abertura com o hino nacional em libras. Logo após o hino, a primeira palestra foi ministrada pela MSc Crisiane Batti com o tema “Surdo, libras e comunicação”. A segunda palestra da manhã teve como foco “Sinais indicativos de surdez ou deficiência auditiva em casa e na escola. O que fazer?”, com a MSc Luana Burigo. Ao longo do dia também foram feitas apresentações culturais, homenagens e conversas interativas. O evento culminou com uma mesa redonda que reuniu equipes multiprofissionais dedicadas à área da surdez.
Essa iniciativa não apenas abriu portas para discussões cruciais, mas também ofereceu um espaço de crescimento, aprendizado e intercâmbio de experiências, consolidando-se como um ponto de virada para a conscientização e inclusão da comunidade surda.