Nos primeiros sete meses de 2023, os três Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s) de Lages somados – Caps i, Caps ad e Caps II – alcançaram a quantidade de 29.464 atendimentos por consulta médica
Os programas dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s), conforme a Portaria Federal Gabinete do Ministro (GM)/Ministério da Saúde (MS) nº: 336, de 19 de fevereiro de 2002, realizam atendimento ambulatorial às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e/ou transtornos decorrentes do uso e abuso de álcool e outras drogas. Em Lages, nestes serviços – Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (Caps i), Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps ad) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps II – para adultos) -, administrados pela Secretaria Municipal da Saúde, através do departamento de Programas de Saúde Mental, são desenvolvidos atendimentos individuais; grupos terapêuticos; oficinas terapêuticas, como artesanato, jardinagem e horta; atividades em datas comemorativas e passeios com o objetivo de reinserção social. Oferecem três refeições diárias para as pessoas que estão em tratamento.
À população, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s) contam com equipe multiprofissional, composta por médico clínico geral, médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, artesã, cozinheira, motorista e auxiliar de serviços gerais.
Os Caps’s prestam atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, sem fechar para almoço ao meio- dia. Devido a alta demanda de atendimento, o Caps ad oportuniza atendimento estendido nas segundas, terças e quartas-feiras, portanto, não fecha suas portas às 17h, permanece aberto até às 20h30. “Saliente-se que trabalhamos com livre demanda, sem precisar encaminhamento ou agendamento. A qualquer momento em que a pessoa chegar ao serviço será acolhida por um profissional de saúde mental, e realizará uma escuta qualificada e os encaminhamentos necessários”, antecipa a gerente de Saúde Mental, da Secretaria da Saúde, Janaína F. Schlickmann de Souza.
Os números
No período de janeiro a julho de 2023, todos os três Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s) de Lages somados – Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (Caps i), Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps ad) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps II – para adultos) – alcançaram a estatística de 29.464 atendimentos por consulta médica. Proporcionalmente, 36,91% pertinentes ao Caps ad, 34% ao Caps II, e 29,09% ao Caps i.
Contabilizados os três Caps’s, chega-se à média de 4.250 atendimentos realizados mensalmente. No total são 15.082 pessoas cadastradas no Caps i, Caps ad e Caps II. Incluídas nos serviços (dados de julho de 2023) foram 1.002 pessoas.
Programa | Número de cadastros | Inclusos no serviço/julho de 2023 | Média mensal de atendimentos |
Caps II | 5.693 | 64 | 1.430 |
Caps ad | 6.420 | 661 | 1.600 |
Caps i | 2.969 | 277 | 1.220 |
Quatro serviços especializados para atendimento a pessoas com transtornos mentais em Lages
No município de Lages são disponibilizados quatro serviços especializados para atendimento a pessoas com transtornos mentais.
Caps i
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (Caps i) atende crianças e adolescentes com sintomas de transtornos mentais graves e/ou persistentes, bem como àqueles com transtornos decorrentes do uso indevido de substâncias psicoativas.
Está localizado na rua Coronel Córdova, nº: 1.078, bairro Centro
Contato: (49) 3251-7965
e-mail: Caps i@saudelages.sc.gov.br
Coordenadora – Karen Pereira
Caps ad
O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps ad) oferta tratamento em saúde mental para adultos com transtornos mentais decorrentes da dependência do uso de álcool e outras drogas.
Está situado na rua Lauro Müller, nº: 457, Centro
Contato: (49) 3251-7972
e-mail: capsad@saudelages.sc.gov.br
Coordenadora – Camila L. Tessari
Caps II
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) tem como público-alvo adultos com sintomas de transtornos mentais graves, severos e/ou persistentes.
Está localizado na avenida João Goulart, s/n, bairro Pisani
Contato: (49) 3251-7974
e-mail: caps2@saudelages.sc.gov.br
Coordenadora – Graciele L. Freitas
Serviço de Residencial Terapêutico (não aberto ao público geral)
Compreende um serviço de moradia para pessoas com transtornos mentais graves sem vínculos familiares, egressos de longas internações psiquiátricas e que necessitam de cuidados contínuos. Existem somente três Residenciais Terapêuticos em Santa Catarina e Lages é uma das cidades privilegiadas.
Está localizado na rua Moisés Furtado, nº: 413, Centro
Contato: (49) 3251-7956
e-mail: residencialterapeutico@saudelages.sc.gov.br
Coordenadora – Marlize Nascimento
Nas situações em que uma pessoa não se sinta bem e tenha infelizmente atentado contra a vida, deve-se efetuar o encaminhamento à Unidade de Pronto-Atendimento – UPA 24 Horas Maria Gorete dos Santos por se tratar de urgência e emergência. Casos de depressão e transtornos mentais leves são atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Programas de Saúde Mental/Divulgação