Você está visualizando atualmente Capacitação ajudará obter recursos federais

Capacitação ajudará obter recursos federais

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

Gestores de processos licitatórios e técnicos das prefeituras responsáveis pela contratação e acompanhamentos de projetos e obras participaram nesta terça-feira, de um seminário para capacitação de recursos federais. O evento foi coordenado pela Superintendência da Caixa Econômica Federal, de Criciúma, no auditório da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
O gerente de negócios da Superintendência Sul, Wanderley Lopes Gomes, explicou ser necessário por parte dos municípios, a padronização de procedimentos e projetos. "Só com este alinhamento é possível agilizar o encaminhamento de projetos no âmbito do Desenvolvimento Urbano, que tem o acompanhamento pela Caixa", frisou.
O que procurou deixar claro Walderley Gomes, é que existem muitos recursos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mas que dependem de projetos bem feitos e dentro dos padrões técnicos.
Nas áreas de saneamento, habitação e infra-estrutura, os investimentos poderão ser agilizados a partir desses treinamentos. "A Caixa e as prefeituras precisam afinar a viola para acelerar os processos de obtenção de recursos", avisou o gerente de negócios. O evento desta terça-feira, reuniu mais de 60 técnicos dos 18 municípios da região.
Pelo que foi discutido entre os técnicos, a rotatividade de servidores no serviço público gera complicações e alterações de procedimentos. A grande demanda de atividades nas prefeituras e a equipe reduzida de colaboradores, também contribuem para composição de projetos bem elaborados.
Diante disso, foram definidas estratégias de prioridades porque os recursos do PAC são liberados a partir dos primeiros projetos aprovados em âmbito federal. A supervisora da Representação de Desenvolvimento Urbano de Criciúma, Noemi da Aparecida Lemes, falou sobre como fazer a captação de recursos públicos.
O seminário se estendeu até o meio da tarde e a partir de agora, os técnicos das prefeituras e a equipe da Caixa, passam a trabalhar sintonizado na busca de recursos federais.