O projeto turístico mais arrojado da Serra Catarinense nasceu de uma parceria da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), com a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser). Em fase de implantação, o Parque dos Lagos está focado em dois elementos centrais: ambiente sustentável e a qualidade de vida.
Sua proposta objetiva um parque único integrado ao longo de uma série de grandes lagos dos reservatórios. Este complexo turístico ambiental estará inserido nas usinas hidrelétricas e reservatórios instalados na região. A infraestrutura de negócios prevê hotéis, pousadas, resorts, centro de gastronomia e os produtos agrícolas típicos da região. Além de museus culturais e científicos, com temas dedicados a energia, água e experiências ambientais.
Esta região da Serra Catarinense é especial devido suas atrações naturais. Como lagos, cachoeiras, navegação de rios e reservatórios, montanhas, pastos, reservas indígenas, cânions, cavernas e uma característica cultural única. Cada potencial atrai público turístico diferenciado e interessado em atividades especialmente de lazer.
Esta região deverá ser contemplada com hotéis, pousadas e resorts, marinas, esportes náuticos e lazer, turismo náutico e outras facilidades e serviços.

Estruturação

Encampado em 2008 pela Amures e patrocinado pelo governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Funturismo, o Parque dos Lagos propôs inicialmente estudos de viabilidade econômica e planejamento do potencial turístico dos lagos formado pelas grandes hidrelétricas na Serra Catarinense.
A articulação evoluiu e nasceu a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos, (Adrel) fundada em 13/07/2010. A entidade é uma associação sem fins econômicos formada pelos municípios lindeiros do reservatório da Barra Grande. Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita Garibaldi no lado de Santa Catarina. E mais Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus, no lado do Rio Grande do Sul.
A agência desenvolve como atividades permanentes descritas em seu estatuto, a pesquisa, organização e divulgação de informações sobre a região. O fomento e incentivo empresarial, treinamento e capacitação profissional e estudos de planejamento também contemplam as missões da agência.
Neste momento a Adrel abre caminho para estruturação e fortalecimento da cadeia produtiva do meio rural. Trabalha na geração de renda, agregação de valor e melhoria na qualidade de vida das famílias cadastradas.