Você está visualizando atualmente Novo sistema para apurar o movimento econômico

Novo sistema para apurar o movimento econômico

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Responsáveis pelo setor de tributação das 21 associações de municípios de Santa Catarina, estarão participando desde ontem, de um encontro para conhecer um o novo sistema de apuração do movimento econômico. O encontro termina ao meio dia desta sexta-feira. Denominado de Santa Catarina Movimento Econômico (SCMoveco), o sistema foi desenvolvido pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). O evento no auditório da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), tem o acompanhamento do gerente de Cadastro Tributário da Secretaria de Estado da Fazenda, Adalberto Dalloglio.


Uma das propostas do encontro estadual é estabelecer um paralelo com o sistema de auditoria da Fazenda do Estado. O novo sistema de cálculo do movimento econômico permitirá que seja apurado diariamente o índice de cada município. %u201CTeremos por este meio como apurar quase que de imediato o percentual do movimento econômico que incidirá nos municípios no ano seguinte%u201D, disse Adalberto Dall`oglio. A partir da operacionalização do novo sistema, haverá um acompanhamento detalhado da movimentação econômica das unidades geradoras de riqueza.


A apresentação sistema foi feita pelo assessor do movimento econômico da Amavi, Agustinho Senem. Ele explicou primeiro que a base de dados para o cálculo do movimento econômico mudou. %u201CO valor adicionado era calculado pelo Estado e as associações de municípios apenas acompanhavam as evoluções. Agora o Estado nos fornece as informações básicas e nós calculamos o valor adicionado%u201D, disse. Com isso cada associação de municípios poderá acompanhar a movimentação econômica das empresas desvinculado do sistema operado pelo Estado.


A nova dinâmica de cálculo econômico está sendo disponibilizada às associações e poderá passar por alguns ajustes a partir dessas discussões. Há anos vinha sendo formatado este sistema que possa fornecer às associações de municípios as ferramentas necessárias para acompanhar a apuração do movimento econômico das empresas que movem a economia de cada município.