Você está visualizando atualmente Prefeitura de Lages executa projeto de revitalização estrutural do Parque Natural Municipal

Prefeitura de Lages executa projeto de revitalização estrutural do Parque Natural Municipal

O Parque, projetado para ter sete trilhas para visitação pública, é administrado pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, sendo o secretário municipal o gestor da Unidade de Conservação (UC). A UC conta com biólogas, médica veterinária, além de servidores administrativos e vigias

O prefeito em exercício Juliano Polese, juntamente com o secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe de Souza, e o representante de empresa contratada pela Prefeitura de Lages, assinaram ordem de serviço para execução do término do projeto de revitalização do Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), na manhã desta terça-feira (28 de fevereiro).

A assinatura da ordem de serviço ocorrida em frente à sede administrativa do Parnamul, localizada no bairro São Paulo, contou com a presença de vários secretários municipais, diretores de associações comunitárias, grupo de escoteiros, vereadores e moradores daquela região urbana de Lages.

“O Parque Natural com suas sete trilhas não só serve para a contemplação e para o contato direto e saudável com a natureza, como também é essencial para a educação ambiental de nossas crianças e jovens estudantes”, destacou o prefeito em exercício, Juliano Polese.

Participando deste ato administrativo, o ex-prefeito de Lages, Paulo Cesar da Costa (Costinha, filho de João José Theodoro da Costa Neto), lembrou com emoção o sonho de seu finado pai de que a histórica área de mata da Fazenda do Espigão (naquela época de sua propriedade) fosse preservada como reserva biológica e ecológica. “Hoje, 18 de fevereiro, é o dia em que meu pai faleceu. Um dia triste de ser lembrado, mas o sonho dele se realizou, e podemos estar aqui, hoje, coincidentemente, nesta assinatura de ordem de serviço de revitalização de uma área muito importante para o nosso município de Lages”, falou Costinha.

Executado em etapas, o projeto de revitalização desta unidade de conservação ambiental já havia recebido, em 2017, recursos repassados pelo IMA (Instituto de Meio Ambiente de SC), através da Câmara Técnica de Compensação Ambiental, no valor de R$ 195.000,00.

Esse repasse de recursos contemplava a aquisição de móveis e eletrodomésticos para equipar a sede administrativa, além das atividades de Educação Ambiental. Na última etapa, contemplam-se as obras de revitalização de área de entorno desta sede, além de melhorias estruturais das trilhas.

Compreende ainda a instalação do portal de acesso, cobertura de pergolado, pintura, troca do deck e guarda-corpo da sede, mais os pontilhões na trilha dos xaxins.

Como contrapartida a este projeto, a Prefeitura utilizando-se de mão de obra e recursos próprios, contando com atuação de equipe técnica e profissional da secretaria municipal de Obras, irá reformar a trilha de acesso à cachoeira, bem como instalar bancos para acomodação e descanso dos visitantes.

Também já foram e serão adquiridas placas de sinalização, e placas educativas para equipar as trilhas e área de entorno da sede administrativa.

O Parque é administrado pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, sendo o secretário municipal o gestor da Unidade de Conservação. O Parque conta com biólogas, médica veterinária, além de servidores administrativos e vigias.

Outras Melhorias Previstas no Projeto

– Reforma geral da sede do Parque (troca do deck de madeira, substituição do guarda-corpo, colocação de cobertura de policarbonato na lateral da sede).

– Substituição de toda a cobertura da sede, pintura e reforma do portão de entrada.

– Nas trilhas serão feitas substituições estruturais de pontes e a reforma dos pontos de acessos.

Outras Melhorias Estruturais

Outras melhorias realizadas compreendem a drenagem do terreno e limpeza do açude. Algo muito importante que será realizado é a revitalização das trilhas, em especial a trilha dos xaxins, uma das mais visitadas, e que por problema de desmoronamento necessita ser reparada para melhor segurança dos visitantes. Essa trilha receberá um deck suspenso, tornando-a assim mais segura. Instalação de um viveiro com capacidade para 100 mil mudas de espécies nativas, sendo que estas sementes para produção das mudas serão colhidas na Unidades de Conservação. 

A bióloga, Michelle Pelozato, disse que em 2021, durante a pandemia, foram realizadas várias atividades online de Educação Ambiental, incluindo uma parceria com o curso de Engenharia Ambiental, da Udesc, com elaboração de jogos, quiz, podcasts relacionadas à conservação do meio ambiente.

O parque recebeu a chancela do Ministério do Meio Ambiente e se tornou a primeira Sala Verde do município, através do projeto Mata Atlântica: conhecer para conservar.

Ouro Verde

“O Parque constitui-se em uma das principais áreas remanescentes da Mata Atlântica, englobando área de mata nativa de 2,3 milhões de metros quadrados, onde se preserva a fauna e flora, além de recursos naturais como água e solo. É considerado um ‘ouro verde’ para o município, que tem o privilégio em ter uma área preservada tão próxima do centro da cidade. É um parque rico em biodiversidade, onde já foram identificadas 168 espécies de aves, 9 de répteis, 21 de mamíferos e 98 de vegetais”, enumera o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe de Souza.

Histórico do Projeto

O Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) permaneceu fechado à visitação pública, por determinado período, durante a pandemia do novo Coronavírus.

“Mesmo durante esse fechamento temporário, e com o início das obras do projeto de revitalização, acadêmicos de diferentes universidades puderam realizar seus trabalhos de pesquisa na Unidade de Conservação. Entre os pesquisadores, esteve no Parnamul, vindo da PUC do Rio Grande do Sul, Victor Zucchetti, que realizou atividades de doutorando voltado para espécies de anfíbios, tendo encontrado no Parque um exemplar da espécie Vitreorana uranoscopa, conhecida popularmente por ‘perereca de vidro’”, relata a bióloga do Parque, Michelle Pelozato.

Além disso, foram produzidas lives nas redes sociais com pesquisadores e especialistas sobre temas ambientais. Esses materiais podem ser encontrados na página do Parnamul no Facebook: https://www.facebook.com/parquenaturallages e no Instagran: Parnamul.

“Também recebemos acadêmicos do curso de Engenharia Florestal da Udesc que realizaram pesquisas. Além disso, o espaço foi visitado pela equipe do Programa Nacional da Caixa Econômica Federal, denominado de Caixa Florestas”, comenta Michele.

Guardas Mirins

Com o fechamento do parque, temporariamente, devido à pandemia, deixou-se de ser realizado o curso de formação de Guardas Mirins. “O trabalho de Educação Ambiental presencial, em contato com a natureza, foi bastante prejudicado, mas tão logo as obras de revitalização sejam concluídas, voltaremos a receber os visitantes, especialmente estudantes, em um parque mais bonito, aconchegante e seguro”, destaca a bióloga.

A parte de conservação da natureza ao longo do período foi beneficiada, a natureza se regenerou com o plantio compensatório de mais de 10 mil mudas de árvores nativas, que estão crescendo e se desenvolvendo. Foram retiradas espécies exóticas e feito o plantio de árvores nativas no entorno da sede administrativa e do lago, e também em clareiras na floresta.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Márcio Latino e Iran Rosa de Moraes