Você está visualizando atualmente Emprega Mais Jovem: Secretaria de Desenvolvimento Econômico lança campanha voltada ao primeiro emprego

Emprega Mais Jovem: Secretaria de Desenvolvimento Econômico lança campanha voltada ao primeiro emprego

O objetivo é conscientizar a sociedade, principalmente a classe empresarial, sobre a importância da oferta do primeiro emprego
A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico lançou nesta terça-feira (07 de março), a campanha “Emprega + Jovem: meu primeiro emprego”. O encontro realizado no auditório da Associação dos Sindicatos Filiados à FIESC da região da Serra Catarinense, reuniu autoridades, imprensa, convidados e representantes das instituições e entidades parceiras.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alvaro Joinha explicou que o objetivo da campanha é conscientizar a sociedade, principalmente a classe empresarial, sobre a importância da contratação para o primeiro emprego. “Pais e mães têm nos procurado, preocupados em como inserir seus filhos e filhas no mercado de trabalho. Muitos jovens não conseguem emprego por não terem experiência, mas sem oportunidade como vão se desenvolver?”, comentou. “Alguns até pensam em ir para outras cidades. Estamos lançando hoje essa campanha, pois acreditamos que encaminhar o jovem ao mercado de trabalho significa desenvolver os talentos locais”, acrescentou Joinha.
Durante os anos de 2021 e 2022, foram realizadas por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, setor Banco do Emprego, 2.841 contratações com carteira assinada. Desse montante, somente 369 vagas, o equivalente a 13% do total, foram admissões voltadas ao primeiro emprego. Conforme prévia do Censo 2022, Lages tem 8.369 jovens dos 14 aos 17 anos e, 9.007 pessoas entre 18 e 21 anos, o que contabiliza 17.376 jovens na faixa etária dos 14 a 21 anos, que devem ser capacitados e incluídos no mercado de trabalho.
Em seu pronunciamento, o prefeito em exercício, Juliano Polese destacou os benefícios para a empresa que opta por contratar quem ainda não tem experiência profissional. “Além de valorizar os nossos jovens, dando a oportunidade de aprendizado e desenvolvimento, as empresas que tem essa visão de dar a primeira oportunidade de emprego, estão colaborando com a formação de futuros líderes”
Durante a campanha, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do setor Qualifica Melhor, promoverá palestras e cursos voltados ao primeiro emprego, com temas relacionados ao empreendedorismo, apresentação pessoal e oratória. O Balcão Cidadão, por sua vez, confeccionará documentos pessoais, entre eles, a Carteira de Trabalho.


Como participar


Os interessados em participar do “Emprega + Jovem: meu primeiro emprego”, devem comparecer na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, munidos de documento oficial com foto e comprovante de residência para realizar o cadastro no setor Banco do Emprego. O endereço é rua Manoel Thiago de Castro, 258, Centro, próximo da Igreja Santa Cruz. O mesmo local deve ser procurado pelas empresas interessadas em inscrever as vagas voltadas ao primeiro emprego. Informações adicionas podem ser obtidas pelos telefones 3224-0600 ou 3224-0700.


Texto: Flávio Fernandes
Fotos: Toninho Vieira
Arte: divulgação