Você está visualizando atualmente Conferência Municipal discute e planeja os rumos da Saúde no território municipal

Conferência Municipal discute e planeja os rumos da Saúde no território municipal

“Esse é o momento de avaliar a situação da Saúde, bem como elaborar propostas que atendam às necessidades de Saúde da população em consonância com os princípios do SUS” – secretário municipal de Saúde, Claiton Camargo

Iniciou na noite desta segunda-feira (13 de março) no auditório da CCJ da Uniplac, a 11ª Conferência Municipal de Saúde, evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Lages, e o Conselho Municipal de Saúde. Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Claiton Camargo de Souza, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alex Amaral, representando o prefeito em exercício, Juliano Polese, o secretário de Administração e Fazenda, Alexandre Martins, representando a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, a diretora do Hospital e Maternidade Tereza Ramos, Dra. Cristina Subtil, a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amunes, Beatriz Bleyer Rodrigues, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC, Odila Waldrich, o promotor da 14ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages e palestrante da noite de abertura, Dr. Fernando Wieggers, entre outras autoridades.

Com o objetivo central de discutir os rumos da Saúde no território municipal, a conferência se estenderá ao logo da manhã e tarde de terça-feira (14 de março) reunindo gestores, trabalhadores, prestadores de serviços na área de saúde, sendo aberta ao público em geral.  

Na abertura do evento, nesta segunda-feira, o secretário municipal de Saúde, Claiton Camargo enfatizou: “as conferências de saúde são importantes espaços de participação popular para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como para reafirmar a importância da democracia e da Saúde como direito resguardado por lei”. Ele acrescentou ainda: “a sociedade vive grandes desafios na área da saúde, principalmente no pós-pandemia (período mais crítico), quando os grandes problemas da área da saúde se revelam de forma mais real. Por isso, é necessário entender estes desafios e solucionar os problemas com a garantia de direitos da população e e acesso aos serviços como determina a Constituição Federal”.

Claiton conclui que “esse é o momento de avaliar a situação da Saúde, bem como elaborar propostas que atendam às necessidades de Saúde da população em consonância com os princípios do SUS”.

Logo após a solenidade de abertura, da 11ª Conferência Municipal de Saúde foi proferida a palestra do promotor da 14ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, Dr. Fernando Wieggers, com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a Democracia – amanhã será outro dia”, e em seguida, houve uma espécie de mesa redonda para a “Avaliação situacional: a Saúde no município de Lages”.

Programação de 14 de março:

Manhã –

8h – credenciamento e café da manhã

8h30min – Plenária de Abertura: Leitura e Aprovação do Regimento Interno da 11ª Conferência

9h – Início do Trabalho em Grupos

12h – Almoço

Tarde –

13h30min – Retorno dos trabalhos em grupos

14h30min – Encerramento trabalhos em grupos

14h40min – Plenária Final – Apresentação e homologação das propostas dos grupos

16h – Escolha dos delegados por segmento

16h30min – Coffee-Break de encerramento

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho

Segue link com as fotos em alta resolução desta matéria: https://we.tl/t-GShoT2ZED9