Você está visualizando atualmente Novos servidores da Secretaria da Saúde de Lages passam por momento de integração e capacitação

Novos servidores da Secretaria da Saúde de Lages passam por momento de integração e capacitação

Dos 5.587 colaboradores da Prefeitura de Lages, 1.350 são da Secretaria da Saúde. Mais de cinco mil pessoas são atendidas diariamente nas Unidades Básicas de Saúde, UPA, Policlínica Municipal e demais serviços de saúde no município

Um grupo de dez novos servidores da Secretaria Municipal da Saúde, da Prefeitura de Lages, de diversos setores, passa por um processo de integração e capacitação, antes de assumir suas respectivas funções. O primeiro encontro foi realizado nesta segunda-feira (3 de abril), em uma das salas da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Os profissionais foram recepcionados, logo nas primeiras horas da manhã, pelo secretário Claiton Camargo de Souza e pelo prefeito em exercício, Juliano Polese.

A capacitação está sendo promovida pela equipe do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria da Saúde. “Nosso principal objetivo é integrar os novos servidores, advindos de processo seletivo. É de extrema importância que eles entendam o papel de cada um, absorver ao máximo os serviços, que precisam ser prestados com qualidade e exatidão”, comenta o secretário Claiton.

Dos 5.587 colaboradores da Prefeitura de Lages, 1.350 são da Secretaria da Saúde.Os encontros de capacitação destes profissionais são realizados uma vez ao mês. Mais de cinco mil pessoas são atendidas diariamente nas Unidades Básicas de Saúde, UPA, Policlínica Municipal e demais serviços de saúde no município. “Já fui secretário da Saúde, de 2006 a 2012, e conheço bem a complexidade do setor. Esta integração inicial é muito importante, e com o tempo os novos colaboradores vão se aprofundando cada vez mais ao trabalho. Nosso dever, enquanto servidores públicos, é melhorar a vida das pessoas”, comenta o prefeito em exercício, Juliano Polese.

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída no ano de 2004, representa um marco para a formação e trabalho em saúde no país. Resultado de lutas e esforços promovidos pelos defensores do tema da educação dos profissionais de saúde, como forma de promover a transformação das práticas do trabalho em saúde, a PNEPS é uma conquista da sociedade brasileira.

Texto: Aline Tives

Fotos: Toninho Vieira