Você está visualizando atualmente Encontro discutiu Enfrentamento e Prevenção da Violência em Escolas Públicas

Encontro discutiu Enfrentamento e Prevenção da Violência em Escolas Públicas

Trocar experiências e possibilitar reflexões acerca das diferentes violências escolares. Foi o objetivo de encontro realizado na manhã desta sexta-feira (23), no auditório do Mercado Público de Lages, numa parceria entre unidades de ensino da rede estadual e municipal.
A Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE) da Coordenadoria Regional de Educação da SED/SC de Lages apresentou o trabalho desenvolvido no enfrentamento e na prevenção à violência nas escolas estaduais da Serra Catarinense. Participaram do encontro membros da Rede das Equipes Multiprofissionais do Programa Educação Municipal do CISAMA.
A equipe multidisciplinar NEPRE trabalha ações educativas e preventivas às violências. “Sabemos que a violência é um fenômeno que deve ser enfrentado a partir da clareza do lugar que ocupamos como educadores e da importância da escola como instituição de garantia de direito”, comentou um dos coordenadores do NEPRE, Humberto Aloísio de Oliveira.
A violência, no âmbito das escolas públicas, pode ser entendida como um processo desafiador que exige da comunidade escolar um tratamento cuidadoso, adequado e teoricamente orientado e fundamentado. A escola é o “lócus” do conhecimento científico, onde o trabalho pedagógico produz a base teórica para superação do senso comum carregado de preconceitos e discriminações. Trabalha-se no sentido de construir, nos espaços escolares, uma cultura de paz, conceito que abarca um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e respeito à vida, para a promoção e prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação.
Na continuidade da colaboração entre o NEPRE e a Rede das Equipes Multiprofissionais dos sistemas municipais de ensino, serão definidos novos encontros de trabalho, bem como a realização de ações conjuntas para o enfrentamento e a prevenção das diferentes formas de violência nas escolas públicas.