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Policlínica Municipal presta mais de 75.700 atendimentos nos primeiros nove meses de 2023 em Lages

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Consultas médicas em 12 especialidades lideram o ranking, com 30.275 atendimentos, o que significa 40% do total de procedimentos. Atendimentos de guichês (geral) são 27.626 no período, equivalente a 36%; 9.961 eletrocardiogramas (ECG) – 13%, e 5.012 curativos (7%)

Destaque entre os serviços de Atenção Especializada do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Lages, a Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade, ligada à Diretoria de Atenção Especializada (DAE) da Secretaria da Saúde, atua em situações/ações direcionadas dá/à Atenção Especializada, atende pacientes de Lages e de outros municípios da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), conforme Programação Pactuada Integrada (PPI), todos agendados via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), e oferta atendimento eletivo (não urgente), por agendamento via Sisreg, para especialidades médicas e nutricional e teleatendimentos/exames.

Os tipos de consultas disponibilizados pela Policlínica são 12: Cardiologia, clínica geral, coloproctologia, endocrinologia, geriatria, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, teleconsulta em neurologia e teledermatologia. As modalidades de exames são eletrocardiograma e espirometria.

A Policlínica Municipal favorece a população, ainda, no mesmo critério, com atendimento médico em clínica geral para os pacientes que são descobertos na Unidade Básica de Saúde (UBS). Possui ambulatório de curativos especiais, em que pacientes são encaminhados pelas Unidades de Saúde para avaliação e, de acordo com critérios e protocolo, admitidos no programa para tratamento.

Resumidamente, sobre as consultas médicas, nutrição, teleconsultas, teledermatologia e espirometria, retira-se as agendas das consultas com um dia de antecedência, juntamente aos seus prontuários. O paciente, quando chega até a Policlínica, é acolhido e orientado a qual andar e sala em que deve aguardar seu atendimento. Após o atendimento, são dados os devidos encaminhamentos necessários. Para atendimentos no guichê, os pacientes são orientados a aguardar no saguão da Recepção mediante entrega de senha de espera.

Espirometria consiste em um exame de função pulmonar de medida da quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz (análise dos fluxos). Um teste da fisiologia ventilatória com o objetivo de analisar se há algum tipo de anormalidade na ventilação pulmonar.

Com atuação baseada na Política Nacional de Atenção Especializada (PNAE), a Policlínica é regida pela Secretaria Municipal da Saúde. Depois, segue Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde (MS).  

Em 2023, no período entre janeiro e setembro, a Policlínica Municipal prestou 75.729 atendimentos (contabilizados procedimentos). O total e média/dia por mês podem ser consultados na Internet. Quantidade de atendimentos por setor: 30.275 (40%) – consultas médicas; 27.626 (36%) – guichês (geral); 9.961 (13%) – eletrocardiograma (ECG), e 5.012 (7%) – curativo. As demais três fatias de estatísticas de procedimentos – quantidade – são concernentes a guichês (Cartão Nacional de Saúde – CNS – Cartão SUS), Teledermatologia e Espirometria. O tipo de atendimento mais buscado são as consultas médicas, com 40%, seguidas por 36%, referentes aos atendimentos nos guichês.

As estatísticas, em forma de gráficos, podem ser acessadas em Secretaria da Saúde de Lages, pela aba “Indicadores” à direita da home (página inicial) e, após, seleção de “Policlínica” e clique no assunto desejado. Ou, diretamente em Indicadores – Policlínica.

Mais de 38,9 mil agendamentos de consultas

Em relação ao ano de 2023, de janeiro a setembro, a Policlínica Municipal agendou 38.903 pacientes (contabilizadas consultas de especialidades), com atendimento de 30.275 pacientes; 8.628 foram faltosos. A média de faltosos foi de 22%. Este número de faltosos, considerado alto, é a principal dificuldade enfrentada.

O apelo é para que as pessoas não faltem aos procedimentos. Contudo, caso não puderem comparecer, solicitar o cancelamento para ser possível agendar outro paciente no lugar.

Os dados e o gráfico podem ser visualizados em Secretaria da Saúde, em que as consultas são desenvolvidas com escolha de subitens. Ou, em Indicadores – Policlínica.

Somente no mês de setembro foram prestados 7.640 atendimentos, com média de 347 por dia. Em primeiro lugar estão as consultas médicas – 3.272, com média diária de 149; seguidas, por guichês (geral), com 2.692, e média de 122 ao dia, e eletrocardiograma (ECG), com 1.095 totais no mês, e 50 ao dia. Na sequência, curativo, espirometria, guichês (Cartão SUS) e Teledermatologia. “Todos os dias, de modo incansável, nosso propósito é assegurar a qualidade do serviço público de saúde, com humanização e aperfeiçoamentos permanentes aos servidores na busca de um respaldo inovador e sensível às queixas das pessoas”, sintetiza a responsável pela Policlínica, Raquel Schuelter Vieira.

Marcação de consultas

Nos guichês de atendimento da Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade são realizadas marcações de consultas dos pacientes que não possuem Unidade Básica de Saúde (UBS), e se faz necessária, portanto, a apresentação de documentos, encaminhamento médico ou solicitação para clínico geral.

Prontuários

Na seção de prontuários encontram-se os registros de todos os pacientes atendidos em consulta na Policlínica. Estes documentos (prontuários) são separados para as consultas médicas, mesmo que o profissional utilize o prontuário eletrônico.

Eletrocardiograma e espirometria 

Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30min, com documento de pedido médico. Não é necessário agendamento.

Ambulatório de Curativos Especiais/Ambulatório de Coberturas Especiais

O Ambulatório de Coberturas Especiais da Policlínica configura um serviço a pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para avaliação quanto à ferida, pelo setor, com análise das suas características e as necessidades do paciente, e a oportunização do melhor tipo de cobertura e tratamento para a ferida em questão. Depois do término do tratamento, o paciente volta a fazer os curativos na UBS de referência, realizando os cuidados prescritos em casa. No ambulatório também é fornecida assistência de enfermagem básica para os pacientes fora de área, como aferição dos sinais vitais, administração de medicação, respeitando-se prescrição médica, e curativos, entre outros.

 O que é o Teleconsultas?

Teleconsultas em neurologia são disponibilizadas na Policlínica Municipal, em consultórios equipados com a tecnologia necessária para a realização da consulta. Empresa terceirizada credenciada à Secretaria Municipal de Saúde oferta as consultas.

E a Teledermatologia?

A Teledermatologia faz parte do serviço de telediagnóstico. Possibilita a elaboração de laudos a distância, por médicos especialistas via sistema online, a serem enviados ao médico que acompanha o paciente presencialmente. Este laudo é composto por uma descrição da lesão e a classificação de risco para esta lesão, e permitirá a priorização de encaminhamento e de atendimento dos casos mais graves e a indicação de tratamento (conduta clínica) dos casos de menor risco na própria Unidade Básica de Saúde (UBS).

A estratégia resulta em redução e qualificação das filas de espera menores ao diminuir os encaminhamentos desnecessários. Os laudos da Teledermatologia são emitidos em até 72 horas, com a possibilidade de priorização de emissão de laudos para pacientes em situação mais urgente.

Emissão de Cartão Nacional de Saúde (CNS) – Cartão SUS em casos específicos

O Cartão Nacional de Saúde (CNS), popularmente conhecido como Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) é expedido na Policlínica Municipal para os pacientes sem cobertura de Unidade Básica de Saúde (UBS). Os cidadãos que possuem UBS devem solicitar a emissão do seu Cartão SUS na sua UBS.

A serviço do cidadão por dez horas diariamente

Situada na Praça Leoberto Leal, nº: 13, Centro, a Policlínica Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A Policlínica não oferta atendimento de urgência/emergência. Porém, os cidadãos podem entrar em contato por telefone para reivindicar informações: 3251-7983 (de segunda a sexta, das 7h às 17h).

São 41 funcionários

Atualmente, a Policlínica conta com 41 funcionários, dentre os quais, médicos efetivos e de processo seletivo, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliares e agentes administrativos, auxiliares de serviços gerais e vigia. Não faz parte do quadro de funcionários, mas também possui 11 médicos especialistas credenciados, prestadores de atendimentos nas dependências da Policlínica. A responsável pela Policlínica é Raquel Schuelter Vieira.

Edificação com quatro pavimentos e vários departamentos

O prédio da Policlínica é dividido em quatro pavimentos. No térreo há o acesso da garagem pelos e dos veículos oficiais e pátio interno da Secretaria da Saúde, sala do vigia, setor de prontuários dos pacientes, refeitório dos funcionários, e Depósito de Material de Limpeza (DML) – Higienização. No primeiro andar estão a Recepção da Policlínica, guichês de atendimento (agendamento, autorização de exames e cartão SUS, entre outros), ambulatório de curativos especiais, sala de eletrocardiograma, consultórios médicos e nutrição, setor Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Mais acima, no segundo andar, há a Recepção do andar, os consultórios médicos e sala no Núcleo de Demandas Judiciais, vinculado à Diretoria de Insumos e Medicamentos. E, no terceiro andar, está a Recepção do andar, consultórios médicos e nutrição, sala de teledermatologia e espirometria, sede da Unidade de Saúde do interior (Diretoria de Atenção Primária), sala do administrativo, sala de ligação para pacientes sobre consultas e exames, sala da Gerência de Saúde Mental e sala da Gerência da Policlínica e da Atenção Especializada.

Como acessar os serviços da Policlínica?

Os cidadãos pertencentes a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são encaminhados pelas próprias Unidades, via agendamento no Sisreg, e devem apresentar a guia autorizada no dia da consulta. Aos pacientes fora de área, para agendar atendimento, devem apresentar documento de identidade original com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Cartão SUS. Para todos os atendimentos é necessário apresentar documento de identidade original com foto, CPF e Cartão SUS.

Meios de comunicação com a Policlínica

Os cidadãos podem entrar em contato com aPoliclínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade por telefone e/ou e-mail: 3251-7983/policlinica@saudelages.sc.gov.br.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Nilton Wolff/Divulgação