Você está visualizando atualmente Moradores participaram ativamente de ação comunitária no bairro Tributo

Moradores participaram ativamente de ação comunitária no bairro Tributo

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Lages

A procura pelos serviços oferecidos foi grande, com destaque para o Banco do Emprego e Balcão do Cidadão

A comunidade do Tributo e dos bairros mais próximos prestigiou o evento “Prefeitura Mais Perto de Você”, que aconteceu nesta quarta-feira (08), ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, na rua Antonio Ribeiro de Lima, via recentemente reurbanizada (asfaltada) pela secretaria municipal de Obras. A ação contou com uma série de atendimentos e serviços prestados aos moradores. 

A procura pelos serviços oferecidos foi muito intensa, com destaque para o Banco do Emprego e Balcão do Cidadão, onde as pessoas fizeram o devido encaminhamento para a retirada do novo modelo de carteira de identidade. 

O cadastramento para vagas de empregos também foi muito concorrido e um dos pretendentes na fila de espera era o estudante Giovane Cardoso, de 17 anos, que chegará à maioridade no próximo mês de dezembro. “Como já completei 18 anos em dezembro, estou seguindo o conselho de minha mãe, e fazendo o cadastro no Banco do Emprego”, disse Giovane, estudante do 3º Ano do Colégio Pinto Sombra, no bairro Guarujá. “Busco a minha primeira vaga de trabalho e espero conseguir hoje aqui, com esse encaminhamento”, falou.

A nova carteira de identidade continuará sendo feita gratuitamente aos interessados a partir de atendimento direto na secretaria de Desenvolvimento (no Centro de Lages), no Balcão do Cidadão. Só será cobrado taxa caso a pessoa necessite da segunda via do documento. E para fazer esse encaminhamento, exige-se, basicamente, a certidão de nascimento ou de casamento (em bom estado de conservação, ou seja, legível).

E para completar o atendimento da secretaria de Desenvolvimento, a comunidade em geral teve a oportunidade de inscrições em cursos de qualificação profissional (programa Qualifica Melhor Lages), assim como o recebimento de orientações sobre Microempreendedor Individual (MEI), por meio da Sala do Empreendedor.

Parcerias Fundamentais

O programa “Prefeitura Mais Perto de Você”, coordenado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo chega até as comunidades lageanas em virtude de uma forte parceria de diversos órgãos e pastas administrativas da Prefeitura: Agricultura e Pesca; Saúde; Diretran; Assistência Social; Comunicação Social; Defesa Civil; Educação; Serviços Públicos e Meio Ambiente (Projeto Lixo Orgânico Zero) e Semasa (Diretoria de Resíduos Sólidos).

As participações da Rádio Clube de Lages e Massa FM, são parceiras fundamentais que precisam ser destacadas, pois elas permitem a divulgação efetiva desta importante ação comunitária. E além disso, tem ainda a participação do Centro de Integração 

Empresa-Escola (CIEE) que disponibiliza o cadastramento para programas de estágio e aprendizagem. O Órion Parque Tecnológico proporciona cadastramento gratuito de empresas na plataforma Somos Lages, e o Banco da Família presta orientações financeiras e divulgação do programa Juro Zero. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori Junior (Joinha), enfatizou a importância desta ação nos bairros, e anunciou que estão disponíveis cerca de 170 novas vagas de trabalho, com cadastro no Banco de Emprego. “A dignidade do ser humano se dá pelo emprego, e o apoio do poder público municipal é fundamental para que as pessoas possam ser devidamente encaminhadas em busca deste objetivo”.

Serviços Disponibilizados

Durante a ação foi disponibilizado corte de cabelo feminino e escova, de forma gratuita, em parceria com a profissional Betzaida Del Valle Zerpa, proprietária da Esmaltaria Nacional Lages. Ao público masculino foram ofertados serviços de barbeiro, em parceria com o profissional Oscar José Zerpa. Ainda na área da beleza, a diretora da Mary Kay, Naiara Antunes disponibilizou o serviço de consultoria de imagem pessoal, limpeza de pele e automaquiagem básica. A ação contou ainda com apoio da empresa ATPlus e da Associação de Moradores do Tributo.

Atendimentos de saúde e Castramóvel

A secretaria da Saúde esteve presente na ação com o Castramóvel. Na oportunidade foram castrados 17 cães e gatos machos de até 10kg, sem raça definida, cadastrados na terça-feira (07), na UBS do bairro.

Além disso, a secretaria da Saúde ofereceu aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Na Unidade, próximo ao local da ação, havia vacinação para crianças e adultos.

Orientações do Cadastro Único

A secretaria da Assistência Social promoveu a ação ProCad, que consiste na inclusão e atualização do Cadastro Único, além da consulta de benefícios do Bolsa Família, encaminhamentos para programas sociais, orientações e serviços do CRAS III e atividades recreativas. 

Lixo Eletrônico e Orientações Educativas no Trânsito

A Semasa, por meio da Diretoria de Resíduos Sólidos, promoveu o “Mutirão de Lixo Eletrônico”. A comunidade pode levar até o local da ação, materiais inservíveis como pilhas, baterias, celulares, televisores, computadores e eletrodomésticos. Também teve ponto de recolhimento de óleo de cozinha usado e vidros. A Diretran fez a distribuição de material informativo sobre o trânsito e atividades da escolinha de trânsito. 

Distribuição de mudas de árvores e hortaliças

O projeto “Lixo Orgânico Zero”, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, desenvolveu ações como orientações do Método Lages de Compostagem e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além da entrega de material informativo e poda triturada. As pessoas que levaram materiais recicláveis até o local da ação, receberam em troca, hortaliças e brindes. A secretaria da Agricultura e Pesca promoveu a tradicional distribuição de hortaliças, do projeto “Cultivar”.

Atendimentos da Defesa Civil

A Defesa Civil Municipal participou com distribuição de material didático, atendimentos para avaliação de árvores e muros em situação de risco, avaliação de córregos para limpeza e atividades sobre educação ambiental.

Texto: Iran Rosa de Moraes, com colaboração de Flávio Fernandes

Fotos: Nilton Wolff

Outras informações, acesse o site www.lages.sc.gov.br

Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Lages