Você está visualizando atualmente Semana Santa programa 24 eventos de respeito e reflexão à paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo

Semana Santa programa 24 eventos de respeito e reflexão à paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo

Milhares de pessoas entram em processo de silêncio e autoexame de consciência, se solidarizando à dor de Jesus em seus últimos momentos de vida física

A Páscoa consiste em uma das principais tradições do cristianismo, pois relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, aos 33 anos de idade, no Monte das Oliveiras, Cidade Antiga de Jerusalém, Israel. Celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus, inspirou-se em uma comemoração judaica chamada pesach, que acontecia no mesmo tempo em que Jesus supostamente foi crucificado e ressuscitou.

Característica bem conhecida da Páscoa é o fato de que sua celebração é móvel, portanto, todo ano ela é realizada em uma data diferente. Os critérios usados para definir esta data foram estabelecidos pelas autoridades da Igreja Católica durante o Concílio de Niceia, realizado no século IV d.C.

Em Lages, a Semana Santa se configura como o maior evento religioso da região Sul do Brasil e, em 2024, de 24 a 31 de março. Iniciada no Domingo de Ramos, a Semana Santa de Lages conta com agendas integradas por 24 celebrações, missas, bênçãos especiais, confissões, exposição, procissões e encenações, com o intuito de instigar as famílias à reflexão espiritual sobre o verdadeiro significado do sofrimento de Jesus Cristo – o renascimento, a ressignificação das coisas importantes na vida, o amor às pessoas, exame de consciência, humildade, arrependimento, compaixão, piedade, penitência, benevolência.

Na Sexta-feira Santa (29), da Paixão de Cristo, antevéspera do Domingo de Páscoa (31), acontecerá o ápice da Semana Santa no município, quando milhares de pessoas lageanas, visitantes e turistas sobem ao Morro da Cruz, um dos cartões postais do município, pelos 513 degraus da Escadaria Frei Silvério Weber, em penitência e autoexame e para acompanhar celebrações desde o começo da manhã na Capela e Memorial Frei Silvério Weber e as encenações da paixão e morte de Jesus Cristo, às 9h30, 16h30 à 19h. 

Um dia depois, no Sábado de Aleluia, haverá a encenação da ressurreição de Jesus Cristo, a Celebração da Vida, com a Procissão da Luz, com saída no pátio da Igreja Nossa Senhora Aparecida do Navio a partir das 21h30, passagem pela Escadaria Frei Silvério Weber e chegada ao topo do Morro da Cruz, onde ocorrerá show de fogos de artifício de luzes para exibição pirotécnica. Nesta terça-feira (26), às 19h30, Procissão do Encontro – Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores – Igreja do Navio. Saída da Procissão das Comunidades Virgem dos Pobres e Bom Jesus às 18h.

A programação da Semana Santa é organizada, produzida e desenvolvida pelo Movimento do Tabor, Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio, Diocese de Lages e Fundação Instituto Nereu Ramos, com apoio da prefeitura do município de Lages. Serviços públicos de conservação e revitalização estão em execução no Morro da Cruz e proximidades, a exemplo de roçadas, limpezas, pinturas, jardinagem e renovação de estradas de asfalto e de chão batido (terra).

Prestigie o roteiro de eventos

  • Dia 24/03 – Domingo de Ramos ⁠

9h – Procissão, Encenação e Missa de Ramos – Jesus Aclamado Rei – Igreja do Navio

9h – Missa de Ramos – Paróquias de Lages

  • 25/03 – Segunda-feira Santa ⁠

6h – Missa Penitencial – Igreja do Navio

19h30 – Noite de Oração Carismática – Igreja do Navio

  • 26/03 – Terça-feira Santa ⁠

6h – Missa Penitencial – Igreja do Navio

19h30 – Procissão do Encontro – Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores – Igreja do Navio – Saída 18h das Comunidades Bom Jesus e Virgem dos Pobres

  • 27/03 – Quarta-feira Santa ⁠

6h – Missa Penitencial – Igreja do Navio

19h – Missa dos Santos Óleos – Crisma – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Curitibanos

  • 28/03 – Quinta-feira Santa ⁠

19h30 – Missa do Lava-pés – Encenação da Santa Ceia – Igreja do Navio

19h – Celebração da Instituição da Eucaristia (Santa Ceia, Lava-pés) – Paróquias da Diocese de Lages

19h30 – Encenação da Última Ceia – Igreja São Judas

20h30 – Encenação da Santa Ceia – Igreja do Rosário

21h – Adoração ao Santíssimo Sacramento – Igreja do Navio

  • 29/03 – Sexta-feira Santa ⁠

6h – Início das orações da paixão do Nosso Senhor JESUS CRISTO (segue dia todo) – Morro da Cruz

9h30 – Encenação: Paixão e Morte de Jesus Cristo – Morro da Cruz

15h – Celebração litúrgica da Paixão de Cristo – Paróquias da Diocese de Lages

16h30 – Encenação: Paixão e Morte de Jesus Cristo – Morro da Cruz

20h – Recomenda das Almas – Igreja do Navio/Cemitério Cruz das Almas. (Rito religioso da cultura cabocla da região)

Durante o dia todo

Confissões nas Paróquias;

Exposição Memorial Frei Silvério – Morro da Cruz

  • 30/03 – Sábado de Aleluia ⁠

19h – Vigília Pascal – Igreja do Navio – Celebração da Eucaristia

21h30 – Procissão da Luz – Pátio da Igreja do Navio/Escadarias Frei Silvério/Morro da Cruz – Encenação Ressurreição de Jesus Cristo – Celebração da Vida (show de fogos e luzes)

  • 31/03 – Domingo de Páscoa ⁠

9h – Celebração da Páscoa – Paróquias da Diocese de Lages

12h – Confraternização da Páscoa – Nas Famílias Cristãs

Texto: Daniele Mendes de Melo

Foto: Toninho Vieira/Arquivo