Você está visualizando atualmente Beto Castro autografa “Serranias” em lançamento oficial na sexta-feira

Beto Castro autografa “Serranias” em lançamento oficial na sexta-feira

O espaço Mezanino no Mercado Público de Lages, será o palco do lançamento do livro “Serranias”, de Beto Castro, nesta sexta-feira (19), a partir das 19 horas. Convidados e público em geral poderão acessar o foto-livro de mais de mais de 180 páginas, autografado.

Nesta obra, o autor reverbera através de suas lentes, a beleza da Serra Catarinense, as paisagens e seus atores, os traços e a cultura do povo. Mais que isso, resgata a singularidade dos campos nativos ondulados, remanescentes de florestas de araucárias, rios e especialmente, o jeito de quem vive aqui.

Grande parte das fotografias são em preto e branco, o que remete quem manuseia “Serranias”, a um passado de histórias e glórias. Bem descreveu a curadora do projeto Lucila Horn: “A arte de Beto Castro captura detalhes e nuances que nos levam a uma viagem imaginária no tempo, registrando e valorizando o modo de vida das pessoas, a paisagem natural e a arquitetura da Serra Catarinense”.

Talvez, o grande pano de fundo de “Serranias”, sejam imagens de amigos de Beto Castro, distribuídas pela obra. Companheiros e companheiras que aceitaram convites para um pedal de final de tarde, pelos recantos em que o autor os colocou como atores em seus registros fotográficos.

Beto Castro começou a fotografar com o olhar artístico, em suas incursões em passeios de bicicleta. E lá estavam o advogado Jorginho Mendes e a arquiteta Elisiane Grutner ilustrando as imagens. Essa rica história estará acessível a quem for ao Mercado Público na sexta-feira e conferir, o quanto é bela a Serra Catarinense.

Esse projeto cultural, foi realizado pela produtora Fazer Gestão Cultural de Lages, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC/Lei Rouanet e conta com o patrocínio cultural da GTS do Brasil e Disauto Autopeças. E uma grande parte da obra, está sendo distribuída gratuitamente em escolas públicas, bibliotecas, centros culturais e entidades turísticas da Serra Catarinense.

Texto: Onéris Lopes