Você está visualizando atualmente Administração de Anita Garibaldi explica situação da Balsa de Santa Ana

Administração de Anita Garibaldi explica situação da Balsa de Santa Ana

Depois de ter sido interrompida no ano de 2022, a balsa está próxima de voltar a efetuar a travessia do lago do Rio Canoas, na Comunidade de Santa Ana, divisa com Abdon Batista. Após o estudo da legislação vigente, o Ministério Público concluiu que a responsabilidade de execução do referido serviço público entre os dois municípios por serem distintos, é do Estado de Santa Catarina.

Depois de quase dois anos de negociações entre a Promotoria de Justiça da Comarca de Anita Garibaldi e pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Estado de Santa Catarina (NUPIA – MPSC), o Estado de Santa Catarina liberou recursos estaduais ao Município de Anita Garibaldi em abril de 2024, mediante transferência especial voluntária (TEV), no valor de R$ 195.878,72 para reforma e manutenção da balsa.

Sendo assim, a administração de Anita Garibaldi firmou o compromisso de contratar uma empresa especializada para reformar a balsa. Tais serviços seguem sendo realizados por empresa especializada, vinda do litoral do estado.

O prefeito de Anita Garibaldi explica que muito em breve a travessia volte a ser realizada pela Balsa Santa Ana. “Após denúncias, a Marinha interditou a balsa e suspendendo a travessia até que uma reforma fosse feita para daí sim, o órgão emitir as certificações necessárias. Contratamos uma empresa especializada para realizar os trabalhos, estando já com pouco mais de 50% concluídos. Depois disso estaremos recebendo todas as certificações exigidas para voltar a operar”, comentou João Cidinei da Silva.

“É um desejo de nossa administração o funcionamento da balsa, mas que devido á toda esta situação demorou um certo tempo, mas quando retornar ao funcionamento, muito provavelmente no mês de junho, a balsa irá atender toda a população da região de segunda á sexta-feira das 8h às 18h de forma gratuita com operadores do município devidamente certificados e capacitados, dando o direito de ir e vir da população com segurança”, finalizou.

Por Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Anita Garibaldi