Você está visualizando atualmente Gestores de Educação da Serra Catarinense conhecem as experiências de Sobral

Gestores de Educação da Serra Catarinense conhecem as experiências de Sobral

A experiência educacional do município Sobral no Ceará. Foi o objetivo do encontro com gestores, coordenadores e responsáveis pela educação nos municípios da Serra Catarinense, em palestra com o secretário municipal de Educação daquele município, Herbert Lima.
Atendendo convite do coordenador do Programa Educação Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, Carlos Eduardo Moreira, a palestra de Herbert Lima no Centro de Ciências Jurídicas da Unniplac, teve como tema: Inovação e Resultados na Gestão de Educação Básica: A Experiência da Cidade de Sobral.
O convidado fez uma apresentação cronológica, desde 1997 quando se decidiu pela tomada de decisão para o município que tinha uma das piores avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no Brasil.
Em 2021, segundo o Ministério da Educação, Sobral apareceu com nove escolas entre as 100 melhores do país, sendo 4 nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 5 nos anos finais.
Herbert Lima falou dos desafios, das decisões políticas, diagnóstico e orientação técnica, alfabetização na idade certa e dos incentivos e formação de professores. Ele apresentou, ainda, a avaliação média de Sobral, nos anos iniciais do Ensino Fundamental com 8,0 quando do Estado do Ceará é 6,3 e do Brasil 5,8. Nos finais do Ensino Fundamental, Sobral desponta com 6,6 e supera também a média estadual (5,5) e nacional (5,1).
Herbert Lima também teve um encontro à tarde, no auditório do Mercado Público com gestores municipais. Falou da importância de se cumprir as quatro metas na educação. A primeira sobre Alfabetização na idade certa com a criança de 6 e 7; A segunda Alfabetização de estudantes do 3º ao 5º ano, (defasados e não defasados); A terceira Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática com alunos já alfabetizados e a quarta, a Ampliação da matrícula de Educação Infantil (0 a 3 anos) e melhoria da qualidade de ensino.